Colombo participa de Mobilização para o Enfrentamento da Sífilis

A população terá a oportunidade de receber orientações sobre a forma de contagio, de proteção e de tratamento em todas as 25 Unidades de Saúde do município

Acontece nos dias 14 a 18 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde – uma intensa programação de ações para a prevenção e enfrentamento da Sífilis – com o intuito de diminuir os casos da doença no município que vem aumentando a cada ano.

Na semana de Enfrentamento da Sífilis, a população terá a oportunidade de receber orientações sobre a forma de contagio, de proteção e de tratamento em todas as 25 Unidades de Saúde do município.

“A infecção sexualmente transmissível se não for tratada adequadamente causa vários problemas de saúde no homem e na mulher. E se uma gestante contrair essa infecção e não tratar devidamente, o bebê nascerá com complicações de saúde, sendo necessário tratamento e acompanhamento até dois anos de idade”, explica o secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth.

As Unidades de Saúde já realizaram diversas ações, entre elas:

– a UBS Guaraituba – orientações na sala de espera sobre sífilis;
– a UBS CAIC – orientação para o grupo de gestantes;
– a UBS Osasco – orientação para o grupo de Hiperdia;
– a UBS Monte Castelo – orientações na sala de espera;
– e na UBS Sede – orientações na sala de espera sobre a doença.

Programação:

– Nos dias 14, 15 e 17 de outubro as Unidades de Saúde realizarão orientações nas salas de espera;

– No dia 16 de outubro acontecerão, na Unidade de Saúde do Osasco, orientações e distribuição de material educativo;

– No dia 18 de outubro serão realizados testagem rápida para triagem da Sífilis nas Unidades de Saúde Sede, Liberdade, Jd. Cristina e CTA, das 8h às 16 h.

A semana de Enfrentamento da Sífilis é uma ação promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde em conjunto com a Diretoria de Atenção à Saúde, em resposta a proposta realizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Foto: Divulgação/ PMC