Colombo participa da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social

O evento acontece nos dias 20, 21, 22 e 25 de outubro. A transmissão será pelo canal oficial do Youtube da SEJUF Paraná

Colombo participará da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, tendo como representantes a conselheira titular, Jocelis Fátima Nunes e suplente, Débora Bastos. A abertura do evento acontecerá nesta quarta-feira (20), de forma online e será mediadopelo jornalista da Prefeitura Municipal, Osni Mendes, com o apoio da diretora da Gestão do SUAS na cidade e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Adriana Siuta Lemos.

Segundo Adriana, a Conferência segue nos próximos dias 21, 22 e 25 de outubro. “Umaconquista importante para todos, já que a Conferência Estadual não era realizada há 4 anos. Um momento em que representantes de 399 cidades poderão discutir as propostas aprovadas nas Conferências Municipais para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social”, destacou.

A Secretária de Assistência Social de Colombo, Elis Lazarotto, destaca a importância da Conferência. “Será um momento enriquecedor, onde os participantes poderão sugerir diretrizes para aperfeiçoar a assistência social, valorizar e qualificar os trabalhadores e gestores, serviços, programas, projetos e benefícios em prol da população. Agradeço o empenho e dedicação de Jocelis e Débora. Nosso município está muito bem representado”.

Na oportunidade também serão eleitos os delegados que irão representar o Estado na 12 ª Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá de 07 a 10 de dezembro

Conferência Estadual

A 13ª Conferência Estadual de Assistência Social terá 5 eixos visando qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

A transmissão será pelo canal do Youtube da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a partir das 9h no próximo dia 20 pelo link: http://abre.ai/sejufparana