Colombo contará com Biblioteca Infantil ‘Casa Encantada’

Localizada no bosque, no bairro Roça Grande, o espaço abrigará uma biblioteca infantil, oferecendo serviços de contação de histórias para crianças, com enfoque no meio ambiente

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o IFPR (Instituto Federal do Paraná) Campus Colombo em conjunto com o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) levará muita diversão, imaginação e fantasia aos pequenos colombenses.

“Vamos lançar uma versão virtual de contação de histórias para que mesmo em período de isolamento, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os pequenos continuem com a prática da leitura. Além de incentivar a criatividade e a imaginação das nossas   crianças”, ressaltou a Prefeita Beti Pavin.

A “Casa Encantada”, localizada no bosque, na Rua Antonio Chemin, 28, no bairro Roça Grande é uma iniciativa idealizada pelas professoras de Arte, Camilla Carpanezzi e Carine Xavier – proveniente de um projeto anterior “Canto do Conto”, entre a Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude e o IFPR, que acontece desde 2016.

“Vamos iniciar as gravações dos vídeos com as Contações de histórias infantis, principalmente, sobre a preservação do meio ambiente, até que as visitas presenciais sejam permitidas. O local também conta com um bosque e uma trilha para que os pequenos conheçam as espécies das árvores de uma maneira lúdica e com informações práticas. Teremos professoras de arte e teatro juntamente com os alunos que levarão conhecimento e diversão as crianças. Os vídeos também serão disponibilizados as escolas municipais por meio de Whatsapp e youtube para que este projeto inicie de maneira on-line”, explicou a Diretora do Departamento de Cultura Rita Straioto.

A Casa Encantada abrigará uma biblioteca infantil, oferecendo serviços de contação de histórias para crianças, com enfoque no meio ambiente. “Assim, também foi firmada parceria com a secretaria de Meio Ambiente do Município para apoio nas ações educativas”, contou a prefeita.

Vale ressaltar, que ainda há a possibilidade do local ser uma casa museu, um espaço aberto à visitação do público em geral, já que contará com decoração rústica referente à Rainha das Araucárias e a outros seres encantados do bosque, como por exemplo, duendes, gigantes e fadas.

A metodologia constará das seguintes atividades:

1) Trilha interpretativa pelo bosque com observação da flora e fauna do bosque.

2) Apresentação de história na Casa Encantada contada pela Rainha da Floresta das Araucárias.

3) Momento para manusear livros e brinquedos e familiarização com o espaço de uma biblioteca.

4) Lanche e atividade artística (opcional).

Memória do Canto do Conto

O projeto “Canto do Conto” funcionou na Sucursal Maracanã da Biblioteca Municipal Rui Barbosa de 2016 a 2020. Trata-se de parceria da Secretaria de Cultura do Município com o IFPR Colombo. Em quatro anos de projeto foram atendidas mais de 4.000 crianças de escolas públicas do município, sendo 22 Centros de Educação Infantil (CMEIs), 12 Escolas Municipais (urbanas e rurais), e um projeto social – Instituto Beija Flor.

Foto: Marcio Fausto/ PMC