Colombo conta com nove pontos para coleta de lâmpadas fluorescentes

Foram coletadas 13.905 lâmpadas inservíveis em Colombo nos últimos 12 anos

Adotar políticas conscientes e de preservação da natureza é uma das principais preocupações do município. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal por meio Secretaria de Meio Ambiente vem coletando lâmpadas fluorescentes pós-consumo e realizando o descarte correto do objeto.

A iniciativa acontece por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Instituto Água e Terra, Ministério Público e Grupo R-20.

Atualmente, são oferecidos nove Ecopontos onde podem ser depositados os objetos de forma correta pela população. “É preciso seguir todos os cuidados, evitando assim que essas lâmpadas sejam prensadas ou quebradas, e assim liberem substâncias químicas que fazem parte da sua composição, como o mercúrio”, explica a diretora de Resíduos Sólidos de Colombo, Tatiane Soares Ribeiro.

Ao todo, já foram coletadas 13.905 lâmpadas inservíveis em Colombo nos últimos 12 anos. Esse estoque será repassado para a Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), que terá um período de seis meses para finalizar o recolhimento.

Logística reversa

É obrigatória no Brasil, sendo instituída pela Lei Federal nº 12.305 de agosto de 2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e regulamentada pelo Decreto nº 7.404/10.

A logística reversa é um conceito que trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Neste processo, a produção até o consumo segue um caminho inverso dos resíduos do produto no pós-consumo, até sua origem – consumidores, comerciantes, distribuidores, indústria e fornecedores.

O principal objetivo da ação é preservar a natureza com a destinação ambientalmente correta de resíduos, reinserindo-os em novos ciclos produtivos.

CONFIRA OS PONTOS DE COLETA – LÂMPADAS:

Mercados Rio Verde Av. Marginal Direita, 322 – Santa Terezinha

Mercados Rio Verde Rodovia da Uva, 2386 – Roça Grande

Mercados Rio Verde Rua Colômbia, 23 – Rio Verde

Mercados Rio Verde Rua Padre Francisco Bonato, 373 – Centro

Mercados Rio Verde Rua Abel Scuissiato, 1567 – Atuba

Mercados Rio Verde Estrada da Ribeira – Km 2,5, 5 – Maracanã

Mercados Santa Helena Av. São Gabriel, 2180 – São Gabriel

Pavin Materiais de Construção Rua Padre Francisco Bonato, 757 – Centro

Pavin Materiais de Construção Rua da Pedreira, 157 – Campo Pequeno.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC