Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Saúde comemora Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Secretaria realizará testagem rápida para hepatites B e C neste dia 27, das 8 às 11h

Neste dia 28 de julho de 2013, será comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, data instituída pelo Ministério da Saúde para incentivar ações de prevenção relacionadas às Hepatites Virais.

E em virtude desta data, será realizada pela equipe da secretaria da Saúde por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) a testagem rápida para hepatites B e C no dia 27 (sábado), das 8h às 11h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na rua Abel Scuicciato, 41.

As Hepatites B e C são doenças transmitidas por vírus e a contaminação acontece, principalmente, através de relações sexuais desprotegidas (sem camisinha), realização de procedimentos sem esterilização adequada (cirurgias, hemodiálise, tatuagens, perfurações na orelha, colocação de piercings), uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos, acidentes perfurocortantes e de mãe para filho durante a gestação.

Conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Colombo (SINAN 2013), foram notificados, em 2010, 101 casos de hepatites; em 2011, 116 casos e em 2012, 117 casos. O tratamento adequado depende do estágio da doença, e envolve repouso, acompanhamento ambulatorial, tratamento sintomático (remédios para náuseas e vômitos) e medicação específica.

É possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue específicos solicitados pelo médico, ou, através de testes de triagem, também chamados de testes rápidos para hepatites B e C. Essa testagem rápida está disponível à população no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Colombo, em que é possível agendar o exame através do telefone: 41-3606-0730.

Serviço:
Comemoração Dia Mundial Contra as Hepatites Virais
Dia: 27/07
Horário: das 8 às 11h
Local: Centro de Especialidades Odontológicas e Médicas (CEO/CEM)
Endereço: Rua Abel Scuicciato, 41.