Colombenses recebem orientações antes de curtir o Carnaval

Nos dias que antecederam o Carnaval, 20 e 22 de fevererio, passageiros do transporte coletivo, comerciantes e a população que transitavam próximo ao Terminal do Maracanã receberam informações sobre as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) – das equipes da Secretaria de Saúde.

“A ação foi muito bem recebida pelas pessoas que puderam tirar dúvidas antes de aproveitar as festas de Carnaval. Agradecemos a COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) que entendeu a relevância da ação e liberou acesso dos servidores ao Terminal e desenvolverem as atividades”, disse o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Os profissionais orientaram cerca de 1.300 pessoas, distribuíram 4.456 preservativos masculinos, 1.300 preservativos femininos, 2.700 lubrificantes, além de 8 mil materiais informativos foram entregues. Estas ações de prevenção e educação em saúde tiveram como principal objetivo incentivar o uso de preservativos para evitar transmissão de doenças ligadas ao sexo, principalmente, durante as festividades de Carnaval.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) todos os dias ocorrem um milhão de novas infecções. Além de doenças antigas, que remontam à Idade Média, como a Sífilis, por exemplo, ainda hoje pode ser considerada uma epidemia.

Por isso, é necessário enfatizar que o método mais eficiente para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continua sendo o uso do preservativo, durante as relações sexuais. “A camisinha pode também proteger contra ISTs, hepatites e HIV, além de evitar uma gravidez não planejada”, ressalta o secretário.

Foto: Gilberto Espindola/ PMC