Centro do Empreendedor é inaugurado em Colombo

Novo espaço possibilitará aos micro empreendedores do município realizarem a formalização gratuita além de outros serviços

Prefeita e autoridades descerram fita inaugural do Centro do Empreendedor de Colombo

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná-SEBRAE, inauguraram nesta sexta-feira, 12, o Centro do Empreendedor de Colombo, o qual dará apoio ao MEI (Micro Empreendedor Individual).

“Com mais esta ação estamos oferecendo vantagens e criando condições para que os micro e pequenos empresários possam avançar, e com isso gerem mais renda e emprego em nosso município. Esta e outra melhorias que buscamos tem o objetivo de oportunizar mais qualidade de vida para nossos cidadãos”, destacou a Prefeita Beti Pavin.

Durante a inauguração, o secretário da Indústria, Comércio Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, disse que esta iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora que está sendo implantado na cidade. “Todo este trabalho que estamos iniciando, integra uma ação maior, o Cidade Empreendedora, que visa melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas do município”, explicou.

Beti Pavin diz que o novo espaço cria condições para que os micro e pequenos empresários possam avançar

O gerente da região Leste do Sebrae, José Ricardo Campos, ressaltou que é fomentando o empreendedorismo que o município se desenvolve. “Somente com este trabalho conjunto é que as ações acontecem. No Brasil, cerca de 60% dos empregos gerados são das micro e pequenas empresas, por isso, o desenvolvimento do município passa pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas.”

Pequeno Empresário

O Micro Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O Centro do Empreendedor de Colombo servirá para que estes micros empreendedores, que estão na informalidade, façam o processo de formalização.

Em Colombo, mais de 5000 mil MEIs estão cadastrados, e de acordo com o secretário Milgioransa, este número irá aumentar com a inauguração do centro. “Além de ser um referencial, queremos avançar no processo de desburocratização e simplificação de procedimentos e abertura de empresa, contribuindo de forma decisiva para a redução de informalidade e apoiando o empreendedorismo local,” enfatizou.

O Centro do Empreendedor de Colombo também servirá para orientar sobre obrigações do MEI, consulta prévia do Grau de Risco, como questões ambientais ou de saúde, impressão do CCMEI (Certificado da Condição de Micro empreendedor Individual), do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), do Relatório de receita Bruta e do CNDs (Certidões Negativas de Débitos). O micro empreendedor também poderá emitir Notas Fiscais Eletrônica, alterar dados e baixa do MEI, terá atendimento para profissionalização pelo SEBRAE, através de cursos e palestras, além de parcerias com instituições, orientações e qualificação sobre crédito.

Formalização

Da esq p/ dir.: O secretário Antonio Ricardo, a prefeita Beti Pavin, o gerente do Sebrae, José Ricardo Campos e o presidente da Câmara, Waldirlei Bueno conhecem a nova estrutura disponível aos empreendedores de Colombo

O micro empreendedor que tiver interesse em se formalizar, poderá ir até o Centro do Empreendedor de Colombo, localizado na Rua José Leal Fontoura, 414, no Centro de Colombo, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para realizar a formalização é preciso levar a cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento, recibo do Imposto de Renda (caso faça a Declaração), comprovantes de endereço autorizado da residência e do local onde será o estabelecimento e a inscrição imobiliária (número do IPTU) do local onde será o estabelecimento.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito, Ademir Goulart, o presidente da Câmara de Vereadores, Waldirlei Bueno, representantes de instituições de ensino e qualificação profissional, representantes de instituições bancárias, do Sicredi, Osmir Alberti, o presidente da ACIC, Gilberto Strapasson, secretários municipais, a nova micro empreendedora de Colombo que formalizou a sua empresa de facção de roupas, Leonira Ferreira e colaboradores do novo espaço.

Centro do Empreendedor de Colombo

Endereço: Rua José Leal Fontoura, 414, Centro