Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Centro de Atenção Psicossocial está em novo endereço

A mudança visa proporcionar um espaço maior e apropriado para desenvolver as atividades; são mais de 200 pacientes que precisam de atendimento intensivo

O Centro de Atenção Psicossocial de Colombo (CAPS) está localizado na Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno

O Centro de Atenção Psicossocial de Colombo (CAPS) está localizado na Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno

O Centro de Atenção Psicossocial de Colombo (CAPS) direcionado para pessoas portadoras de transtornos mentais severos, persistentes e que precisam de atendimento intensivo, está agora em um novo endereço. A unidade está localizada na Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno.

O objetivo da mudança é proporcionar um espaço maior e apropriado para desenvolver as atividades. São mais de 200 pacientes semanais que precisam de atendimento intensivo. Além de integralizar os serviços oferecidos, a iniciativa também prevê para o próximo ano a inclusão de uma farmácia de saúde mental.

“Essa é uma mudança muito importante, precisamos oferecer melhores condições de atendimento. Não apenas para esses pacientes, mas também para as famílias. O trabalho realizado pelo CAPS visa suprir o que as nossas Unidades Básica de Saúde (UBS) não podem fazer, ou seja, um atendimento intensivo com esses pacientes”, afirma o Secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

O objetivo do Plano de Cuidado, realizado no CAPS, conta três pontos principais: resgatar ou desenvolver a autonomia da pessoa, resgatar ou desenvolver vínculos sociais e resgatar ou promover a cidadania, “Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas desenvolvam as coisas básicas da vida, como pegar um ônibus ou sair do quarto onde ela fica reclusa, por exemplo. Quando essas pessoas conseguem realizar tais atividades e criar certa autonomia e independência, ela deixa de utilizar os serviços oferecidos pelo CAPS”, explica o psicólogo e coordenador do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, César de Goes.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a estimativa é de que no Brasil, 23 milhões de pessoas sofram com transtornos mentais, sendo pelo menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Mesmo com números tão expressivos o preconceito ainda é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos pacientes.

Para ter acesso a uma das duas unidades do CAPS, é preciso que o paciente passe por uma UBS e então é encaminhado para o CAPS. No centro, os pacientes participam de atividades individuais e coletivas junto a uma equipe multiprofissional na qual estão presentes, médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros, também são desenvolvidas atividades de redes, que são varias atividades ligadas às secretarias do município.

Serviço:
Endereço: Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno
Horário de Atendimento: das 08h às 17h
Telefone: 3606.2911

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC