Casa da Cultura recebe a primeira EXPOIF

A mostra dos alunos do Instituto Federal do Paraná contam com desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile.

A mostra estará disponível para visitação até o dia 17 de dezembro

A mostra é composta por desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile

A Casa da Cultura de Colombo recebe para visitação até o dia 17 de dezembro a 1ª EXPOIF (Exposição do Instituto Federal). A mostra conta com desenhos, pinturas, esculturas, arte digital e um móbile.

“O local vem cumprindo seu papel, que é o de oportunizar aos artistas de Colombo um local para que seu trabalho seja valorizado e assim difundir a cultura do nosso município”, afirma a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Os trabalhos foram confeccionados pelos alunos do 1º ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná e estão expostos na Casa da Cultura de Colombo.

Durante a abertura da mostra, realizada neste último sábado (12) houve uma pequena mostra de vídeos realizados pelos alunos na técnica de Stop Motion durante o projeto “Produção de Vídeo” coordenado pelos professores Emílio Fey e Márcio Santos

A maioria dos trabalhos foi produzido durante as aulas da disciplina de Arte, sob orientação da professora Camilla Carpanezzi, com exceção de alguns desenhos.

Durante as aulas de Arte, os alunos experimentaram algumas técnicas como a escultura com gaze gessada, e modelagem em argila. “Percebi que os alunos tinham enorme desejo de aulas práticas, pois muitos professores de arte costumam trabalhar apenas a teoria, esquecendo de que ver, contextualizar e fazer – são eixos interligados da disciplina de Arte”, diz a professora Camilla. No Instituto Federal campus Colombo o fazer é muito importante e os alunos ajudaram inclusive a decorar a sala de arte, pintando as paredes.

IFPR Colombo
O Campus Colombo é um dos mais novos do Instituto Federal do Paraná. O Instituto trabalha com os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, e no contra turno os alunos são incentivados a participar de projetos de extensão e de pesquisa ministrados pelos professores, sendo que alguns são abertos à comunidade como o projeto “Horta Comunitária”.

Casa da Cultura
Desde sua reabertura, em julho deste ano, a Casa da Cultura foi palco para diversas exposições de artistas colombenses. Entre as exposições estavam: quadros com pintura em óleo, quadros com aplicações de cerâmicas e vidros pintados, esculturas em aço, obras com materiais recicláveis e esculturas em madeira.

Serviço:
Casa da Cultura