Casa da Cultura recebe a exposição Freedom – Negra é a Cor da Liberdade

A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 29 de novembro

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, na tarde desta terça-feira,20, a Casa da Cultura abriu a exposição Freedom – Negra é a Cor da Liberdade que reúne imagens feitas pelo artista Fernando Martins.

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, na tarde desta terça-feira,20, a Casa da Cultura abriu a exposição Freedom – Negra é a Cor da Liberdade que reúne imagens feitas pelo artista Fernando Martins – com a finalidade de enaltecer a arte contemporânea e a luta dos negros por direitos e dignidade.

A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às17h, até o dia 29 de novembro. “As obras promovem o resgate histórico do período da escravagista e as dificuldades que a população negra enfrenta até os dias atuais”, explica a diretora do Departamento de Cultura Rita Straioto.

O projeto é uma ação cultural com a intensão de trazer ao público as histórias passadas, a relevância social e personalidades negras. Além disso, a ação consiste em combater a discriminação racial e o preconceito. A técnica das obras utilizadas pelo artista é exclusiva e utiliza matéria prima, sendo rica em contrastes e percepção do relevo das imagens.

A exposição Freedom – Negra é a Cor da Liberdade promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude está aberta a visitação até o dia 29 de novembro.

Sobre o artista das Obras
Fernando Martins é vice-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão no Paraná e membro da Comissão Estadual de Igualdade racial da Ordem de advogados do Brasil. Produziu mais de 100 obras e realiza exposições desde 2017 no município.

“Meu trabalho divulga a cultura negra, fazendo o resgate histórico, trazendo as personalidades e problemas sociais. As obras fazem um recorte e uma linha de tempo da cultura negra desde a escravidão até os dias de hoje”, explicou o artista Fernando Martins.

Serviço:
Data: entre os dias 20 e 29 de novembro

Local: Casa da Cultura
Endereço: Rua XV de Novembro, 105_Centro.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Foto: Marcio Fausto/PMC