Casa da Cultura está aberta

Apresentações artísticas marcaram a entrega do espaço cultural; Famcol executou os hinos, alunos do Projeto Pró-Criando realizaram uma apresentação musical e de capoeira

O evento contou com a participação de autoridades políticas do município

Nesta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer entregou a Casa da Cultura novamente aos colombenses. O local passou por uma revitalização, que teve início em 17 de novembro de 2014.

No dia da entrega da reforma não poderia faltar atrações artísticas. A primeira apresentação ficou a cargo da Fanfarra Municipal de Colombo, a Famcol – comandada pelo Regente Marcial Siqueira – que executou o Hino Nacional seguido pelo Hino de Colombo. Já o momento musical foi realizado pelos alunos do Projeto Pró-criando do bairro Ana Rosa e a professora Lira fez um Ato de Louvor.

Para a prefeita Beti Pavin o espaço resgata a cultura regional. Por isso, deve ser um lugar bem cuidado para receber os artistas e os eventos culturais. “Esta casa é pra vocês moradores, que querem expor suas obras, ou simplesmente vem para contemplar os artistas do nosso município. Este espaço será também para destacarmos os talentos que existem aqui e que precisam de reconhecimento e destaque”.

Durante as obras, foram investidos aproximadamente R$ 73.310,16 mil, para a realização dos vários serviços, como por exemplo, a recuperação das tradicionais portas e janela, troca do telhado, pintura interna e externa, lixamento do piso de madeira e troca do sistema elétrico.

Com o ambiente revitalizado a Casa da Cultura terá espaços para exposições e cursos culturais e artísticos. “O local faz parte da cultura de Colombo, por isso quero parabenizar a todos pela revitalização. Agora contamos com um espaço apropriado para apreciar as belas artes apresentadas pelos nossos artistas”, destaca o secretário da pasta, José Mauri Henemann.

O local é uma construção pequena em alvenaria típica da primeira metade do século XX. Com a revitalização, a casa voltou a ter muitas características originais, em relação ao período da sua construção. “À volta para casa marca o reinício de uma nova etapa para a cultura de Colombo. Vamos deixar a casa aberta para que as pessoas possam contemplar as exposições que serão expostas”, enfatiza a diretora do departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto.

Apresentações artísticas marcaram a entrega do espaço cultural

Muitas pessoas compareceram na entrega da Casa da Cultura e ficaram satisfeitos com a revitalização, pois será um local acessível para a população. Para o coordenador do Projeto Pró-criando Santa Fé e a assistente de alunos do Pró-criando Ana Rosa a Casa da Cultura é um lugar para enriquecer o conhecimento e aprender um pouco mais da cultura local. “Além das exposições e cursos que serão oferecidos podemos desfrutar de um ambiente agradável que nos estimula a visitar o local”.

A entrega do espaço cultural foi finalizada com a apresentação de capoeira dos alunos do professor Abraão. O evento contou com a participação de autoridades políticas do município entre eles: a prefeita Beti Pavin; o vice-prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, José Mauri Henemann; o secretário de Governo, Luiz Gilberto Pavin; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa; o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso; o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Tonilo, a diretora do departamento de Cultura, Rita Straioto; o presidente da Câmara dos vereadores, professor Waldirlei; o vereador Pelé e a vereadora Dolíria Strapasson.

Foto: Marcio Fausto/ PMC