CAMPANHA “NÃO PASSE DO LIMITE” ALERTA SOBRE RISCOS DO BENZENO

O Benzeno é considerado cancerígeno e pode ocasionar doenças respiratórias

Os profissionais da saúde estiveram presentes em 22 postos de gasolina do município.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Departamento de Vigilância e Proteção em Saúde promoveu durante o mês de outubro a campanha “Não Passe do Limite! Complete o tanque só até o automático!” que buscou conscientizar a população colombense sobre os perigos do Benzeno, um dos componentes da gasolina.

“O Benzeno pode causar intoxicação, resultando em danos ao organismo como a bronquite, dificuldades respiratórias e também bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar”, disse o secretario da pasta Dr. Darci Martins Braga sobre a substância química.

Durante a campanha, que foi realizada entre os dias 16 e 31 de outubro, os profissionais da saúde estiveram presentes em 22 postos de gasolina do município, com o objetivo de alertar os donos e funcionários dos estabelecimentos sobre os perigos de contaminação.

Os bairros que receberam a campanha na cidade foram Roça Grande, Maracanã, Guaraituba, São Gabriel, Campo Alto, Rio Verde e Centro. Além destes, a campanha também abordou a temática em vistorias de licenciamento e renovação de licenças dos postos.

Sobre os perigos do Benzeno

“Ao abastecer além do limite do automático do tanque do carro, o frentista e os clientes do estabelecimento são expostos aos vapores da gasolina, que contém diversas substâncias químicas, extremamente perigosas”, ressaltou Dr. Braga.

O Benzeno, ao entrar em contato com o ar, se torna prejudicial à saúde e é considerado cancerígeno. Porém, quando o tanque do carro é abastecido dentro do limite do automático da bomba, tornam-se reduzidas as chances do componente sair em forma de vapor diminuindo consequentemente as chances de intoxicação das pessoas que se encontram próximas.

IMAG0156 IMAG0154 IMAG0151 IMAG0148 IMAG0145 IMAG0144 IMAG0137

Foto: Divulgação /PMC