Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo encerra no sábado, 01

Pais e responsáveis podem levar, neste sábado, 01, das 8h às 14h, os pequenos – nas Unidades Básicas de Saúde Atuba, Jardim Paraná, Maracanã, Moinho Velho, Monte Castelo, São José, Sede, Guaraituba e Osasco, – para receber as doses da vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo encerra neste sábado, 01. Todas as crianças com idades entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo aquelas que se encontram em dia com sua caderneta de vacinação, devem receber as doses.

No município, a procura pela vacinação ainda é baixa, atingindo apenas 68% contra a pólio e 66% contra o sarampo. A meta é de que 90% das crianças na faixa etária estabelecida sejam vacinadas em toda a cidade.

Por isso, neste sábado, 01 de setembro, será promovido mais um Dia D de vacinação. Pais e responsáveis podem comparecer com as crianças das 8h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde Atuba, Jardim Paraná, Maracanã, Moinho Velho, Monte Castelo, São José, Sede, Guaraituba e Osasco, para receber as doses da vacinação.

“É um apelo que fazemos aos pais, levem seus filhos as Unidades de Saúde para vacinar. A vacinação nas crianças é extremamente importante, pois permitem à prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Sobre a Poliomielite e o Sarampo

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve mais de 26 mil casos de pólio entre 1968 a 1989, e não registra mais casos há 30 anos. Já o sarampo retornou ao Brasil neste ano após ser considerado erradicado no país pela Organização Mundial da Saúde em 2016.

A vacinação em crianças menores de um ano teve seu menor índice de cobertura em 16 anos. De acordo com os dados divulgados pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada.

Ainda não há registros de novos casos de pólio no Brasil e por isso a necessidade da vacinação, que previne a doença viral causada pela infecção do poliovírus, podendo afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Em relação ao Sarampo, o Brasil enfrenta um surto com casos confirmados em Roraima e no Amazonas. Outros casos também foram registrados em Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará. O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Morbillivirus. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo. A doença é uma das principais causadoras da mortalidade infantil em países subdesenvolvidos.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc