Campanha contra a gripe vacina 6 mil idosos no 1º dia

Escolas, Centros de Convivência e tendas ao ar livre se tornam Postos de Vacinação

Escolas Municipais, Centros de Convivência e tendas ao ar livre se tornam Postos de Vacinação para os idosos

O primeiro dia de vacinação contra a gripe em Colombo imunizou mais de 6 mil pessoas com mais de 60 anos. A estratégia especial garante a vacina gripe influenza – H1N1 – para os idosos que podem contar com este serviço nas Escolas Municipais, Centros de Convivência e as Unidades Básicas de Saúde do Bacaetava, Belo Rincão e Capivari contam com tendas montadas nas áreas externas para evitar aglomeração, devido a ameaça do Coronavírus (COVID-19).

Segundo o primeiro balanço feito pela secretaria municipal de Saúde, este primeiro dia, ou seja, ontem, 23, esgotou o estoque enviado pela Secretaria de Estado da Saúde (órgão que regula o setor), pois a previsão, feita com base no ano anterior, era de 6 mil vacinas distribuídas em 30 dias, o que acarretou no término das doses em um único dia em função da procura acima da média. “Outras 3 mil chegaram hoje e aos poucos a Secretaria de Estado nos informou que irá encaminhar novos lotes”, informou a diretora do Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde, Pricila Costa.

Além das tendas, as Escolas Municipais e os Centros de Convivências também estão de portas abertas para receber o grupo prioritário, considerado mais vulneráveis aos vírus que causam a Gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). Em Colombo, este público soma cerca de 17 mil idosos, que tem até o próximo dia 16 de abril para receber a dose nesta primeira fase da campanha.

“E os acamados, que não puderem se deslocar para receber a vacina, avisem a Unidade mais próxima que uma equipe vai até sua casa”, explicou a Prefeita Beti Pavin anunciando que novas estratégias estão sendo planejadas para realizar a vacinação pela secretaria Municipal de saúde por meio do departamento de Epidemiologia e Promoção a Saúde.

Vale ressaltar que a campanha de vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9). “Mas, é importante informar a população que a vacina não previne contra o novo vírus. Porém, é necessário proteger os colombenses contra a influenza.  Assim minimizamos o impacto sobre os serviços de saúde”, explicou. Os sintomas da gripe e do coronavírus são semelhantes e essa antecipação tem como principal objetivo reduzir os casos de influenza na cidade.

Sobre a Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza priorizará os idosos e os profissionais de saúde, nesta primeira fase. A campanha que segue até o dia 22 de maio acontecerá em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

– Primeira fase: 23 de março a 16 de abril: idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde;

– Segunda fase: de 16 de abril a 09 de maio: professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos e os profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Terceira fase: de 09 de maio (Dia D) a 22 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Serviço:

Vacinação contra a gripe influenza

Horário: 8h30 às 12h e 13h às 16h30

Confira os locais disponíveis para a vacinação dos idosos:

Foto: Marcio Fausto/PMC