Brasil vence Sul-Americano de atletismo com atletas colombenses

A presença dos colombenses Paulo César Bestel Blum e Vitor Gabriel Motin foram os grandes destaques da competição

O atleta Huan Carlos Rodrigues, 9º colocado na prova do salto triplo nos Jogos Escolares da Juventude.

A delegação brasileira que disputou o 23º Campeonato Sul-Americano sub-18 de atletismo.

O professor do Departamento de Esportes, Sidmar Andrigheto Gielow ladeado pelos atletas Vitor Gabriel Motin e Paulo César Bestel Blum.

A cidade de concórdia, na Argentina, foi palco da disputa do 23º Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, nos dias 12 e 13 de novembro. A competição contou com a participação de 11 países, entre eles o Brasil, que foi campeão dos naipes masculino e feminino, e também geral. E, a presença dos atletas colombenses Paulo César Bestel Blum e Vitor Gabriel Motin foram os grandes destaques.

O atleta Paulo César Bestel Blum concorreu à prova dos 10.000m marcha atlética, após uma prova disputadíssima, onde cinco dos dez participantes estavam entre os dez melhores do mundo. Paulo estava na segunda colocação até a última volta onde passou mal e acabou ficando com a 5ª colocação, com o tempo de 45 minutos e 29 segundos. “Poderia ter feito um dos melhores tempos do mundo, mas infelizmente senti ânsia de vomito o que me tirou da disputa por medalha e do podium, mas sei que posso estar entre os melhores do mundo em 2017”, afirmou Paulo César.

Já o também colombense Vitor Gabriel Motin conquistou a medalha de bronze na prova do lançamento do disco com a marca de 57,64m, uma das 25 melhores marcas do mundo neste ano. A prova foi vencida pelo atleta brasileiro Saymon Rangel com 60,93m, e a medalha de prata ficou com o chileno Claudio Romero, melhor do mundo nesta temporada, e na prova lançou 60,43m. Vitor ainda obteve a sexta colocação na prova do arremesso do peso, com a marca de 17,95m, melhor marca de sua carreira, e uma das 30 melhores marcas do mundo na temporada.

“Na temporada de 2017 tenho um Campeonato Sul-Americano e o Campeonato Mundial da minha categoria. A minha meta é primeiramente se classificar para estas competições e ai realizar uma preparação específica pra buscar medalha em ambas as competições” afirmou Vitor, que tem apenas 15 anos de idade.

Jogos escolares da juventude

Simultaneamente ao Campeonato Sul-Americano acontecia na cidade de João Pessoa, na Paraíba – os Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, competição mais importante do Esporte Escolar Brasileiro, onde o município de Colombo esteve também representado. O atleta colombense Huan Carlos Rodrigues disputou a prova do salto triplo, e com a marca de 13,50m ficou com a nona colocação.

Os atletas fazem parte do “Projeto Atletismo Por Um Futuro Melhor – PRÓFUTURO”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, que vem revelando talentos na modalidade de atletismo, medalhistas nacionais e internacionais, além de atender cerca de 200 crianças com idade entre nove e 17 anos.

Foto: Divulgação/ PMC