Balanço de atendimento realizado pelo Centro do Empreendedor é divulgado

O atendimento é rápido e sem burocracia, sendo uma ótima oportunidade para os micros empreendedores se formalizarem

Desde maio de 2015, o Centro do Empreendedor de Colombo prestou 1167 atendimentos. O processo para formalizar uma empresa é simples, rápido e sem burocracia, o que tem chamado à atenção de várias pessoas na região que desejam se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e aproveitar as vantagens da formalização.

São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, a expectativa para este ano é dobrar o número de atendimentos. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas com um sonho, mas com pouca informação sobre como se tornar um micro empreendedor, nosso trabalho tem sido desburocratizar e simplificar esse processo de abertura e regulamentação dessas empresas, visando o crescimento do nosso município,” afirmou.

Vantagens do MEI
E as vantagens são muitas para aqueles que querem sair da informalidade e se tornar uma pessoa jurídica e estar regularizado perante as Fazendas públicas, federal, estadual e municipal. Entre as principais estão: o direito ao CNPJ; abertura da empresa sem custos; acesso ao crédito; emissão de nota fiscal; isenção de todas as taxas referentes ao Alvará de Funcionamento; contratação de até um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria; aposentadoria por idade; auxílio doença e maternidade; pensão por morte aos dependentes e o apoio técnico do SEBRAE na organização do negócio.

Requisitos para se formalizar como MEI
É necessário possuir um faturamento bruto de no máximo R$ 60.000 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, não possuir cadastro municipal de contribuinte e não receber benefício da Previdência Social.

Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento, recibo do Imposto de Renda (caso faça a declaração), comprovantes de endereço autorizado da residência e do local onde será o estabelecimento e a inscrição imobiliária (número do IPTU) do local onde será o estabelecimento.

Centro do Empreendedor
Local: Rua José Leal Fontoura, 414, no Centro de Colombo,