Balanço 2015: turismo, desenvolvimento econômico, geração de renda e qualificação profissional foram prioridades

Centro do EmpreendedorO turismo, a geração de renda, qualificação profissional dos colombenses e o desenvolvimento econômico foram destaque em 2015. Tratadas pela Prefeitura de Colombo como ações importantes, que envolvem diversos setores. E, principalmente, a partir dos serviços e projetos conduzidos pela Cidade Empreendedora, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho.

A ação tem como principal objetivo promover e gerenciar o desenvolvimento econômico do município a partir de estímulos e apoio aos empreendimentos por meio de programas de apoio às pequenas e médias empresas, e geração de emprego e renda.

Para o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa a Cidade Empreendedora, que é uma parceria entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Prefeitura, – além de, possibilitar a ampliação do mercado de oportunidades, também promove a competitividade e a formação do micro e pequeno empreendedor.

“Também vale lembrar, que instiga a formalização de negócios, incentiva a geração de emprego e renda e reduz a burocratização”, destaca o secretário. Além de planejar, coordenar e estimular política de fomento ao desenvolvimento no município nos setores industrial, comercial, serviços e turístico/cultural.

Taxa de emprego
Embora o país venha enfrentando uma crise econômica, refletindo na taxa de emprego – um balanço apresentado pela Agencia do Trabalhador informa que, em 2015, cerca de 9.930 trabalhadores foram encaminhados para entrevistas de emprego em Colombo, o que representa 827 trabalhadores por mês.

Para o secretário da pasta, Antônio Ricardo Milgioransa o município investe para cada vez mais o número de trabalhadores no mercado de trabalho aumente. “Temos parcerias com várias entidades que visam a qualificação da mão de obra, é preciso investir na capacitação para que as pessoas estejam preparadas quando uma oportunidade surgir”, afirma.

Centro do Empreendedor
Em 2015, o Centro do Empreendedor de Colombo prestou 1167 atendimentos. O processo para formalizar uma empresa é simples, rápido e sem burocracia, o que tem chamado à atenção de várias pessoas na região que desejam se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e aproveitar as vantagens da formalização.

São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual.

Segundo o secretário, a expectativa para este ano é dobrar o número de atendimentos. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas com um sonho, mas com pouca informação sobre como se tornar um micro empreendedor, nosso trabalho tem sido desburocratizar e simplificar esse processo de abertura e regulamentação dessas empresas, visando o crescimento do nosso município,” afirmou.

Marca Turismo Colombo
Em 2015 também aconteceu o lançamento da nova marca turística do município “Turismo Colombo” – durante a 1ª Mostra de Turismo Descubra Colombo – surgindo da necessidade de um símbolo que represente todos os atrativos turísticos e empreendimentos do município.

A ação foi idealizada a partir dos resultados identificados no projeto “Inventário da Oferta Turística”, desenvolvido pelo Departamento de Turismo. “Na ocasião, percebeu-se que existem vários empreendimentos em Colombo, além dos que já compõem o Circuito Italiano de Turismo Rural, que atraem turistas e visitantes de outras regiões”, explica Milgioransa.

Vale lembrar, que todos os estabelecimentos turísticos cadastrados junto ao Departamento de Turismo, já fazem parte das ações de divulgação, fomento e demais projetos da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. O Circuito Italiano de Turismo Rural permanece como roteiro já consolidado entre as ações do departamento, e está inserido no grupo “Turismo Colombo”.