Saúde promove ações do Outubro Rosa e de Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado 19

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17 horas

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde promove, neste sábado – dia 19 de outubro, ações do Outubro Rosa e de Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17 horas.

Vale lembrar, que as ações preventivas em Saúde Bucal ocorrerão nos seguintes equipamentos: US Atuba, US CAIC, US Elis Regina Sbrissia Mendes, US Maracanã, US Mauá, US Osasco, US Sede, US São José e US Jd Guilhermina.

Considerando o Estado de luto em razão do falecimento da Enfª Regina Betin Quintana, a US Fátima estará fechada neste dia, devendo as unidades vizinhas garantir o pleno atendimento dos usuários.

Sobre a Campanha contra o Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal das crianças) e dividida em duas etapas. A primeira etapa será destinada as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, no período de 07 a 25 de outubro, com dia D agendado para o dia 19 de outubro.

A segunda etapa será para os adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos e acontecerá no período de 18 a 30 de novembro, com dia agendado para o dia 30 de novembro.

As Unidades de saúde do município estarão vacinando contra o sarampo de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 16h45.

No dia 19 de outubro “Dia D” a vacinação contra o Sarampo acontecerá em todas as unidades de Saúde no período de 8h as 17h.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

– Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

– Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

– Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

– Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

– Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

– De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

– De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.