Atividades marcam a chegada dos aprovados no concurso público

Aprovados no concurso de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias participaram de dinâmicas de acolhimento e capacitação

A Prefeita Bete Pavin participou do evento, ressaltou a importância dos profissionais para a Saúde do Município

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde realizou, nos dias 01 e 02 de setembro, dinâmicas de acolhimento, explicações a respeito das rotinas administrativas e uma pequena capacitação para inserção aos serviços envolvendo os candidatos aprovados no concurso público para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE). Os profissionais também visitaram a maternidade do Alto Maracanã, que é referência para as gestantes de baixo risco do município.

A Prefeita Beti Pavin estava presente e deu as boas vindas aos aprovados. “O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate a Endemias são personagens essenciais nas ações de prevenção e promoção à saúde do nosso município. Desejo boa sorte nessa nova etapa profissional de vocês”.

O concurso realizado em abril oferecia 104 vagas para Agentes Comunitários de Saúde em diversas Unidades de Saúde do município, e 27 vagas de Agente de Combate a Endemias. No dia 1º de setembro, 75 Agente Comunitário de Saúde e 14 Agentes de Combate a Endemias iniciaram as atividades.

Com a entrada desses profissionais, cerca de 80% da população do município terá a cobertura dos agentes, visitando as residências e as regiões das Unidades de Estratégia de Saúde da Família. O secretário de Saúde, Fernando Aguilera explica como será o trabalho desses profissionais. “Os ACS realizarão diversas atividades como, por exemplo, realizar rotineiramente a visita domiciliar aos usuários, realizar os cadastros, a territorialização, identificar situações de risco, entre diversas atividades que visem à prevenção de doenças e promoção à saúde, permitindo que o usuário seja atendido de maneira satisfatória e com qualidade”.

Para ser agente Comunitário de Saúde, a legislação prevê como requisito o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e morador da região. “É preciso prestar o concurso e ser aprovado em todas as suas etapas”, enfatiza a enfermeira e diretora de Assistência à Saúde, Fernanda Daher Machado.

Agente Comunitário de Saúde
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o indivíduo que reside na comunidade e está inserido na realidade da população da área. O ACS integra a equipe multiprofissional de saúde da Atenção Básica, sendo o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, visita todos os domicílios da sua área de abrangência, realiza o cadastramento de todas as famílias, identificando os pontos críticos da comunidade, e identificando as situações que mais necessitam de um encaminhamento e acompanhamento das equipes de saúde. “Consideramos o ACS o elo de ligação essencial com os serviços de saúde”, diz Fernanda.

Agente de Combate a Endemias
O Agente de Combate a Endemias atua diretamente na orientação à população, bem como a fiscalização dos imóveis, em relação aos cuidados com a proliferação de agentes causadores de doenças, como por exemplo, a dengue.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC