Atividade física no combate ao câncer de mama

O mês de outubro é marcado por atividades que visam prevenir do câncer de mama e do colo de útero; um aulão especial reuniu mais de 300 participantes, no Rio verde

No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com o Grupo de Estudos do Câncer de Mama, por ano, em torno de 52.680 novos casos de tumor de mama são diagnosticados e 13.000 pacientes morrem anualmente.

Porém, até 10 mil casos de câncer de mama (pós-menopausa) e cólon – podem ser prevenidos, por ano, no país, a partir do aumento da prática de atividade física, segundo estudo feito por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. O estudo foi feito em parceria com colegas das universidades Harvard (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e de Queensland (Austrália).

“Esta aula é de grande incentivo para nós mulheres. Principalmente, para cuidarmos mais da nossa saúde e nada melhor que através dos exercícios físicos. As informações oferecidas neste dia, pelos profissionais da saúde, também acrescentam para a nossa compreensão – do que deve ser feito. Como, por exemplo, a realização do exame, anualmente, para prevenir a doença,” enfatiza Valmira Nunes – uma das participantes do Aulão especial em prol da Campanha Outubro Rosa.

Durante as atividades, uma barraca foi montada pelos profissionais da saúde para orientar as mulheres sobre a promoção e prevenção a saúde.

O mês de outubro é voltado especialmente para as mulheres e os cuidados com a sua saúde. Pensando nisso, na última sexta-feira (26), a Prefeitura por meio das Secretárias de Saúde e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude promoveu um evento em incentivo a data – um aulão especial – com o objetivo de divulgar a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

“Durante todo este mês estamos intensificando a realização de exames de preventivo e orientações ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa visa incentivar o cuidado com a saúde da mulher, e hoje, no Ginásio do Rio Verde, uma linda e animada atividade física reuniu as mulheres da região para um aulão especial com treino funcional, aulas de dança, incluindo o ritmo da zumba. Vamos cuidar da nossa saúde com exercícios nos nossos ginásios e consultas e exames nas nossas unidades! Compareçam meninas”, ressaltou a Prefeita Beti Pavin, que participou do evento.

Na ocasião, mais de 300 participantes se reuniram no Ginásio Municipal Boa Ventura Ceccon, no Rio Verde, na atividade física que pode reduzir o risco de câncer. E entre os exercícios realizados estavam treinos funcionais e aulas de dança. Além de barracas com profissionais da saúde que orientavam as participantes.

O vice-prefeito Sergio Pinheiro marcou presença e explanou sobre a importância da prevenção. “Toda atenção e carinho para este assunto que merece nossa dedicação especial. O Outubro Rosa é uma destas datas, que chama a atenção para a saúde da mulher na prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Aqui, no ginásio do Rio Verde foi realizado um aulão para incentivar a prática esportiva, que é uma das atividades que reduz o risco de desenvolver o câncer de mama. Por isso, vamos nos exercitar e cuidar da saúde!”.

Participaram do evento os secretários de Saúde Antoninho Barth, de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo Cesar Cardoso e o Deputado Estadual, Luiz Claudio Romanelli.

Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC