Assistência Social atua sobre rodas para chegar onde a população está

Frota atual conta com 31 veículos para atender aos programas e projetos de atendimento aos colombenses

Com uma frota de 31 veículos, entre carros, utilitários, minivans e micro-ônibus, a secretaria municipal de Assistência Social atua nos dias de hoje, em diversas frentes de trabalho para atender a população colombense desde os programas destinados às crianças até os idosos, como também às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

“Adquirimos e recebemos estes veículos ao longo dos últimos anos através de parcerias com os governos estadual e federal para incrementarmos ainda mais nossas atividades na proteção e promoção social, agilizando as demandas e o tempo resposta junto aos moradores que precisam dos serviços de assistência social”, informou a Prefeita Beti Pavin.

Somente no último semestre de 2019 e primeiro semestre deste ano de 2020, a secretaria recebeu 14 novos veículos para ampliar a frota e consequentemente os serviços de assistência social, entre eles cinco carros modelo Onix da Chevrolet, sete modelos Kwid da Renault e dois Air Cross da Citroën.

No último ano, 14 novos veículos chegaram para ampliar a frota e consequentemente os serviços de Assistência Social no município

Segundo o cronograma de atendimento e o protocolo desta pasta, o serviço deve chegar onde a população está. “Muitas famílias não têm condições de ir até um Cras, Creas, Centro de Convivência, ao projeto Pro-Criando, então com estes carros a assistência sobre rodas chega onde tem que chegar e cumprir sua missão”, explicou a secretaria de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Os serviços existentes nos espaços como os sete Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, nos 22 Centros de Convivência, nos nove Projetos Pro-Criando, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, nas quatro casas de acolhimento para crianças, adolescentes e mulheres vítima de violência também funcionam por meio deste serviço móvel.

“Nosso maior cuidado está neste atendimento aos que mais precisam da presença dos serviços e ações sociais, principalmente neste momento tão delicado ao qual estamos passando com esta pandemia, em que muitos estão resguardados em casa. Por isso esta frota é tão importante para uma atuação presencial, efetiva e zelosa com todos”, disse o vice-prefeito, Sergio Pinheiro.

De acordo com a secretária do Social Maria, estas atividades que vão onde as pessoas estão e mais precisam, chegam através do Cadastro Único – CadÚnico – conjunto de informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social – que tem registrado no município cerca de 64 mil pessoas. “Com este atendimento móvel atingimos nossas metas em sempre estar onde os moradores necessitam”, enfatizou.

Serviço:

Secretaria Municipal de Assistência Social