Alunos do CMEI Peter Pan participam de exibição de cinema

Realizado com o apoio da Prefeitura, projeto do Sesc leva acesso à cultura às crianças da rede municipal de Colombo

Alunos do CMEI Peter Pan durante a exibição do filme “O Segredo de Eleonor”, no CEU das Artes

Recentemente os alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil Peter Pan, localizado no bairro Campo Pequeno, tiveram uma tarde especial. Cerca de 40 crianças assistiram à exibição de um filme no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio do departamento de Cultura, e o Sesc.

O objetivo é oportunizar o acesso ao cinema e teatro às crianças da rede municipal de ensino. A iniciativa favorece a aproximação dos pequenos à cultura, como enfatiza a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto. “Essa é a oportunidade que muitas crianças têm de ter acesso a uma atividade diferente, algumas delas nunca estiveram em uma sala de cinema. Além disso, é a oportunidade de despertar o interesse pela cultura”, afirma.

Atualmente em Colombo os filmes são exibidos mensalmente, mas a expectativa é que a partir de agosto as exibições aconteçam duas vezes ao mês, na primeira e segunda sexta-feira. De acordo com a técnica de atividade, Janeslei Pontagali, além da exibição no CEU das Artes o projeto ainda leva o cinema às escolas do município. “O nosso trabalho também é realizado nas escolas, se a instituição não tem a estrutura adequada levamos o nosso equipamento. Está é uma alternativa que encontramos para expandir a arte e leva-la a todos”, afirma.

Vale ressaltar que os filmes exibidos são todos educativos e são apresentados de acordo com a faixa etária das crianças. Na ocasião, os alunos do CMEI Peter Pan assistiram ao filme “O Segredo de Eleonor”, que conta a história de Nathiniel que passa a infância ouvindo sua tia Eleonor lendo contos de fada. Até que ela morre e deixa para o pequeno como herança as chaves do sótão, que tem uma vasta biblioteca. Logo o menino descobre que o local é mágico, onde todos os personagens ganham vida.

Foto: Marcio Fausto/ PMC