Alunos de Cmei participam de contação de história

A ação acontece sempre na última quinta feira de cada mês e é aberta para a população

O livro escolhido para esse mês conta a história do gato Arquibaldo.

Cerca de 50 crianças participaram da primeira Contação de História, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucrusal Maracanã.

Após a leitura do livro, os pequenos participaram de atividades relacionadas a história.

Uma parceria entre a Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Cultura e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), levou 50 crianças do CMEI Pequeninos do Jardim até a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucursal Maracanã, – nos dias 30 e 31 de março. Os pequenos participaram da primeira Contação de História, que faz parte do projeto Canto do Conto, idealizado pelas instituições.

O objetivo do projeto é criar um espaço infantil na biblioteca, para que as crianças tenham um lugar apropriado para o lazer, além de incentivar a leitura. “Conseguimos doações de alguns livros infantis, e também brinquedos para a brinquedoteca. O espaço também recebeu uma pintura nova, tapetes e almofadas que ajudaram a redecorar o ambiente”, conta a Diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

O livro escolhido para esse mês foi Arquibaldo Detesta Cor-De-Rosa, da autora Barbara Nascimbeni. A obra conta a história do gato de estimação de Talula, Arquibaldo, um grande felino amarelo-alaranjado. Ele gosta de todas as cores, menos rosa, pois essa era a cor do vidro do veneno antipulga e de um remédio que ele detesta. Depois que Talula, sua dona, pintou a casa inteira de cor-de-rosa, Arquibaldo resolveu fugir, partindo para uma aventura incrível.

“Esse livro foi escolhido, pois é direcionado a crianças nessa faixa etária, entre quatro e cinco anos. Utilizamos um retroprojetor para ilustrar a história do livro, o que garantiu que todas as crianças pudessem ver e compreender melhor”, explica Rita. Após a leitura do livro as crianças participaram de atividades relacionadas à história.

Vale lembrar, que a Contação de História acontece sempre na última quinta-feira de cada mês e é aberta para a população. Quem quiser contribuir com o projeto pode doar para a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa livros infantis e brinquedos.

Serviço:

Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – SUCURSAL MARACANÃ

Rua Dorval Ceccon, 664,
Alto-Maracanã – Colombo.
CEP 83405-030.
Fone (41)3666-3464 Email: bibliruibarbosasuc@yahoo.com.br
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das
8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Marcio Fausto/PMC