Ainda com vagas disponíveis, EJA retorna às aulas em modo remoto

Educação para jovens e adultos nas escolas municipais são disponibilizadas para adultos a partir de 15 anos.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada para as pessoas que não tiveram acesso ou a permanência na idade certa.  A idade mínima para ingressar é de 15 anos completos.

A EJA tem basicamente três funções: reparadora: que é oportunizar o acesso de um direito que foi negado no passado ou que deixaram essa oportunidade para trás; equalizadora: que propõe a igualdade de oportunidade de acesso e permanência na escola; e qualificadora: que vem viabilizar o conhecimento e aprendizagem, atualizados, com maior importância na formação de um sujeito consciente e participativo.

O sistema de ensino e avaliação da EJA divide-se por etapas, sendo a primeira etapa do 1° ao 3° ano fundamental, que consiste o início da  alfabetização e letramento e a segunda etapa do 4° ao 5° ano, com a aprimoramento de novas metodologias e encaminhamentos de aprendizagem aos alunos.

Atualmente, 9 escolas municipais possuem ensino EJA disponível, com 198 alunos regularmente matriculados. Dessas instituições, apenas uma é sede autorizada, e as outras 8 escolas, são denominadas como APED – Ação Pedagógica Descentralizada. Esse nome se dá às instituições que ainda não possuem autonomia e dependem de uma escola como reguladora de suas atividades, para isso em Colombo a Escola Municipal Padre Durval Secchi é a instituição responsável pelas APEDs.

De acordo com o vice-prefeito e secretário Municipal da Educação, Professor Alcione, a oportunidade em levar a educação a todos é uma das prioridades como secretário e profissional da educação. “A EJA faz parte de uma das metas para Secretaria, em avançar no número de pessoas alfabetizadas e expandir os conhecimentos e oportunidades dos moradores da nossa cidade, porque a educação é a porta para o futuro”.

Assessora pedagógica relata sobre o plano de ação e metas da Secretaria da Educação para o ensino EJA.

Segundo a Assessora Pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental, Jarlene Almeida, o planejamento pedagógico para a EJA se baseia no Referencial Curricular do Paraná. “Hoje temos um planejamento em andamento, bem como uma programação já preestabelecida para atender os alunos matriculados na EJA. Tendo como prioridade levar o ensino da melhor forma possível a cada estudante, utilizando metodologias condizentes com a vivência e experiência de cada um”.

Formação

No dia 23 de fevereiro, aconteceu o primeiro encontro com os professores que atuam na EJA, dando início ao assessoramento pedagógico, para auxiliar nos processos de ensino, visando melhorias e resultados significativos para essa modalidade.

Planejamento para o ensino EJA é baseado no Referencial Curricular do Paraná

A formação foi organizada pela diretora da Secretaria da Educação, Luciana Dala Valle que destacou o retorno de jovens e adultos a sala de aula e a forma como os educadores devem atender e fortalecer o vínculo com os estudantes, além de trazer oportunidades para o futuro.

Para a assessora, o ensino EJA é uma modalidade que resgata oportunidades e sonhos, além de promover esperança aos adultos que retornam à sala de aula. “Eu fico emocionada de ver a força de vontade quando decidem retornar à sala de aula depois de tanto, seja pela exigência do mercado de trabalho, ou dar continuidade e adquirir novos conhecimentos ou, especificamente, para aprender a assinar o nome, saber pegar ônibus, ler as placas ou ler um livro, quebrando as suas próprias barreiras, que podem ser amenizadas oferecendo a esses estudantes o conhecimento a partir do que é significativo pra eles.”

Retorno das aulas

Formação com os educadores do ensino EJA realizada no dia 23 de fevereiro destacou o fortalecimento de vínculo com os alunos.

Neste primeiro semestre de 2021 o calendário escolar do município teve início no dia 1° de março, em modo remoto. As atividades poderão ser retiradas nas instituições de ensino. Para isso, os 14 professores responsáveis pela EJA nas instituições se organizaram para atender aos estudantes mantendo o distanciamento, sem aglomeração e respeitando as medidas de prevenção e combate a COVID-19.

Além disso, os educadores interagem com os alunos de forma virtual, através de grupos na plataforma whatsapp, com vídeos simples e explicativos das atividades.

Aviso

Ainda há disponibilidade de vagas para alunos, podendo se inscrever jovens e adultos, a partir de 15 anos. Os interessados podem obter mais informações sobre vagas e matrículas através do portal da Secretaria da Educação: educacao.colombo.pr.gov.br ou pelo telefone 41-36755010.

NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR!