Agricultura: Saiba como funcionará os serviços durante o isolamento social

A maioria dos atendimentos não serão presenciais; já aqueles com exposição serão orientados e seguirão as recomendações de segurança

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento informa quais serão os serviços disponibilizados e também os suspensos devido ao isolamento social. A iniciativa deve-se as medidas de proteção e orientações recomendadas em decorrência da pandemia.

O que funciona:

Patrulha Agrícola Mecanizada: As solicitações serão feitas até a publicação do decreto 13/2020 que se deu em 20/03/2020 e que prevê medidas de enfrentamento a pandemia. As máquinas trabalharão as segundas e quartas-feiras.  Até o fim da quarentena não serão recebidas novas solicitações e serviços, e também não serão emitidos guias de recolhimento.

Os serviços emergências serão efetivos conforme uma avaliação. Vale lembrar que na semana do dia 20 a 24 de abril a Secretaria de Agricultura estará auxiliando nas obras do Parque Linear do Palmital.

Serviço de inspeção de produtos de origem animal SIM/POA: O trabalho será via plantão por telefone (41) 3656-2490, das 08h às 17h, e as ocorrências e vistorias acontecerão apenas em casos de empreendimentos considerados essenciais. A fiscalização atuará por denúncias formais realizadas pelo mesmo telefone ou pelo e-mail simpoa.colombo@gmail.com.

INCRA e ITR: Este serviço será prestado por teleatendimento nas terças e quartas-feiras, pelo telefone (41) 3656-2490.

Agricultura Urbana: O Projeto terá suas atividades suspensas. Não serão atendidas as demandas de assistência técnica ou envio de insumos pelo prazo definido.

Tosquia de Ovinos: Será realizado se houver condições. Deve-se aguardar o mês de setembro para avaliar a possibilidade de execução.

Desenvolvimento da cadeia produtiva de morango: Acontecerá por teleatendimento. A equipe entrará em contato com os produtores já cadastrados para confirmação dos pedidos e emissão dos boletos que serão encaminhados via e-mail.

Nota de produto rural: Os pedidos de notas devem ser realizados pelo telefone (41) 99723-7245. A retirada dos formulários será exclusivamente nas segundas e nas quartas-feiras na Secretaria de Agricultura, pela janela do setor.

O que não funciona:

Os programas cancelados foram: Programa de Incentivo a Fruticultura, Programa de incentivo à Viticultura e o Programa Vida na Água. Todas as medidas não serão mais realizadas neste ano, em decorrência da pandemia eles serão realizados apenas em 2021.

Já o Projeto Agricultura Urbana teve as suas atividades suspensas até o final deste ano. Não serão atendidas as demandas de assistência técnica ou o envio de insumos pelo prazo que foi definido.

Foto: Divulgação/ PMC