Ações voltadas à saúde abrem as comemorações ao Dia Internacional da Mulher

Foram realizados teste rápido de Hepatites, Sífilis e HIV, realizações de preventivos, além de orientações nutricionais, de planejamento familiar e odontológicas

O público feminino participou de uma programação especial voltada à conscientização para os cuidados com a saúde, na Unidade de Saúde da Mulher.

Na última quinta-feira, 05, o público feminino participou de uma programação especial voltada à conscientização para os cuidados com a saúde, na Unidade de Saúde da Mulher. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08 de março.

A prefeita Beti Pavin aproveitou a oportunidade para destacar a importância da prevenção e conscientização neste mês voltado as questões da mulher. “É uma satisfação participar destas ações, no mês de março que é destinado a mulher. Nós que temos a presença feminina forte em nossa administração, trabalhamos diariamente na prevenção e promoção à saúde da mulher. Por isso esses momentos são importantes, para que todas se conscientizem, participem e cuidem-se, massificando todas as unidades para atingir o maior número possível de mulheres. E viva a mulher colombense”, enfatizou a prefeita.

Durante todo o dia foram disponibilizados diversos serviços entre eles: testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, realizações de preventivos durante o dia, além de orientações nutricionais, de planejamento familiar e odontológicas.

Para a moradora do Paloma, Redina leite de Souza, de 43 anos, é importante estar com os exames em dia e cuidar da saúde. “Hoje vim fazer a mamografia, e essas ações são muito significativas para nós, porque quanto mais se prevenir, melhor é. Sempre procuro a Unidade de Saúde, que atende muito bem, para realizar meus exames, e devemos aproveitar que a cada dia a medicina está avançando e com isso os cuidados aumentando”, disse.

Além dos atendimentos voltados a saúde, os presentes puderam participar de palestras sobre a violência contra a mulher e sobre os direitos das mulheres.

“Agradeço ao empenho que a gestão direciona a saúde da mulher e de toda a população. Sabemos que prevenir é o melhor método para que tenhamos uma saúde boa”, destacou o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Estiveram também presentes no evento, a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin; a diretora do departamento de Gestão e Controle, Nice Andreia de Lara; a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Giovanna Schenatto; a coordenadora da Unidade de Saúde da Mulher, Terezinha Almeida; a advogada e palestrante, Raíssa Cavasin Milanesi; a Soldado e palestrante, Ana Claudia Cabral, servidores e demais população.

Saúde da Mulher

Na sexta-feira, 06, as Unidades de Saúde Atuba, Capivari, Belo Rincão, Jd. Das Graças, São Gabriel, São José, Liberdade, Maracanã, Moinho Velho, Bacaetava, Jd. Cristina, Guaraituba, Jd. Paraná, São Dimas, Sta. Tereza, Mauá, Sede e Osasco estarão durante todo o dia coletando exames preventivos. E no sábado, 14 de março, das 8h às 12h, as equipes também estarão atendendo para realizar os preventivos.

“São diversas ações durante o mês nas Unidades, estamos com foco na prevenção e o incentivo para os cuidados com saúde e também com os direitos das mulheres, incluindo palestras em nosso cronograma”, disse o diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Wellington Moretti.

Foto: Marcio Fausto e Ketlin Cristine / PMC