Ação de conscientização para combate ao Aedes aegypti acontece na Liberdade

As estratégias de combate ao mosquito foram realizadas em 250 imóveis – durante a edição da Feira de Serviços UPS – Cidadania

Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município também realizaram visitas às ruas e casas do bairro Liberdade.

As equipes distribuíram folders e falaram sobre a prevenção da doença aos moradores da região.

As estratégias de combate ao mosquito foram realizadas durante a edição da Feira de Serviços UPS – Cidadania.

Nesta sexta e sábado, 4 e 5 de março aconteceu uma ação de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, no Bairro Liberdade. No mesmo dia também foi realizada a edição da Feira de Serviços UPS – Cidadania, coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Prefeitura Municipal de Colombo.

“É uma ação importante, por isso é necessário que todos colaborem e juntos somemos esforços e que durante estas ações os moradores abram a porta de suas casas em todas as visitas dos agentes de endemia”, enfatizou a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

A blitz, que ficou sob a coordenação da Secretaria de Saúde aconteceu durante a Feira. Foram entregues materiais educativos e promoção de diálogos para esclarecer sobre a transmissão, sintomas e profilaxia das doenças Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Os Agentes de Controle de Endemias do município também realizaram visitas às ruas e casas na Vila Zumbi e no Parque dos Lagos.
Aproximadamente 250 imóveis receberam a vistoria. “Repassamos à população orientações sobre os possíveis focos mosquito e como combater os focos a fim de eliminar criadouros do mosquito”, destacou o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Nesta ação, os Agentes de Controle de Endemias promoveram a coleta de larvas de insetos através da execução da metodologia de pesquisa entomológica. Logo após a discriminação de espécies será realizada em laboratório.

“Também realizamos junto aos moradores a promoção da eliminação e remoção de diversos depósitos que se encontravam passíveis de acumular água, sendo tal atividade de responsabilidade do morador”, explicou o coordenador do Controle de Endemias da Secretária de Saúde, Marcos Magaldi.

De acordo com Magaldi foram dois dias de atividades com os moradores da região e garantiu que as estratégias de combate ao mosquito vão continuar em outros bairros.

“Estamos fazendo visita domiciliar em alguns pontos que sabemos que estão em situação vulnerável para a proliferação do Aedes Aegypti, estamos indo para fazer a conscientização. Além desse trabalho que está acontecendo no evento. Caso tenha alguma situação mais crítica estaremos fazendo relatório e encaminhando para outros setores da prefeitura para estarem auxiliando na solução do problema”, destacou.

Fotos: Marcio Fausto/PMC