A mostra reúne peças esculpidas em madeira

Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Casa da Cultura conta com artes feitas em madeiras

Em comemoração a semana da Árvore, a Casa da Cultura abre as portas, neste mês de setembro, para a exposição do artista plástico e escultor, Valmor Alano. Ao todo, são sete peças que retratam a natureza e, principalmente, esculturas esculpidas em madeiras.

A ação faz parte do trabalho da Prefeitura de Colombo por meio do departamento de Cultura em valorizar o trabalho dos artistas locais e incentivá-los a exporem suas obras de arte em um local adequado. “A Casa da Cultura tem como objetivo destacar os talentos que existem aqui e que precisam de reconhecimento e evidência”, diz a diretora do departamento de Cultura, Rita Straioto.

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Cristóvão puderam prestigiar a exposição e conversar com o artista Valmor Alano

Nesta quinta-feira, 17, cerca de 60 alunos da Escola Municipal Cristóvão puderam prestigiar a exposição e conversar com o artista Valmor Alano. “Foi um momento muito agradável, em que as crianças conheceram de perto as peças que compõem a exposição e ainda tiveram um bate papo com o artista”, destaca Rita Straioto.

Formado desde 2005, pela faculdade de Belas Artes do Paraná, o artista conta que a paixão pela arte teve inicio ainda criança – no sudoeste do Paraná, local onde passou a infância e acompanhou o trabalho e a habilidade do pai que era entalhador de madeira.

O convívio com as árvores, principalmente, Pinheiros também ajudou o artista a desenvolver trabalhos artísticos utilizando a madeira. Porém, na mostra também há peças feitas com argila, concreto, resina e mosaicos. “Acompanhei uma devastação muito grande de Pinheiros, o interior do Paraná, e isso marcou muito a minha infância. Este fato fez com que eu gostasse ainda mais das árvores”, conta Alano.

Em novembro será inaugurado o Parque das Artes, no bairro Bacaetava. No local serão expostas as obras do artista Valmor Alano e também fará parte do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Marcio Fausto/ PMC