Departamento de Cultura anuncia prazo para inscrições de artistas colombenses no programa de qualificação cultural

Com inscrições abertas de 15/09 a 04/10/21, o Programa Bolsa Qualificação Cultural para trabalhadores da Cultura no Estado do Paraná tem em Colombo uma das maiores reservas de Bolsas para beneficiar nossos artistas.

Nesta semana, a Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo Marinei Vidolin anunciou a intensificação das buscas por artistas que queiram se beneficiar deste que é o maior programa de capacitação da classe já ofertada em nosso município. Ao todo serão disponibilizados 258 bolsas integrais de R$ 3000,00 cada, direcionadas a artistas com no mínimo 18 anos de idade e que comprovem atuação na área artística e/ou cultural a pelo menos 2 anos, sendo estas as principais exigências do edital.

Durante os eventos em comemoração à Semana da Juventude Brasileira, uma parceria entre o Departamento de Cultura e o Coletivo de Ação Cultural de Colombo – COACOL vai facilitar ainda mais as inscrições com um mutirão de ajuda aos artistas para viabilizar um grande número de inscrições na cidade.

O Programa Bolsa Qualificação cultural desenvolvido pelo Governo do Paraná através da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura tem entre seus objetivos o incentivo à participação destes trabalhadores no processo de formação,  garantindo conhecimentos mínimos necessários para participação em editais e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Os inscritos terão o acompanhamento e assessoramento técnico, pedagógico e operacional, por meio de Facilitadores, contratados pela UEPG e os Agentes de Referência indicados pelos municípios para atuarem no Programa Bolsa Qualificação Cultural. Os cursos terão duração total de 120 horas, divididos em 03 Módulos de 40 horas cada e a cada módulo concluído o cursista receberá na Conta indicada o valor de R$ 1000,00 conforme calendário previsto no edital.

Nesta quarta feira (22/09), no Colégio Antônio Lacerda Braga ao lado do terminal do Maracanã e no sábado (25/09) no Parque linear do Palmital, próximo à quadra de skate, das 14h às 17h, acontece o mutirão de inscrições. Informações complementares no site https://u.uepg.br/bolsacultura.