Gestores da Prefeitura e 2ª Regional da Saúde se reúnem para apresentação de projeto contra a Leishmaniose

Nesta terça-feira (17), o diretor do Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos recebeu a veterinária da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Juliana Batista Andrade Silva e o diretor da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Willian Zanini.

Durante o encontro foi apresentado pela 2ª Regional, um projeto de vigilância sentinela, que consistirá na realização de testes rápidos em cães para detecção de casos de Leishmaniose no município.

Segundo Dr. Diogo, Colombo foi contemplado no projeto de acordo com as características de população, migração pendular, rodovias de contorno das cidades e ações de Vigilância Ambiental desenvolvidas na cidade.

Também participaram da reunião, a coordenadora Vigilância Ambiental, Lucielly Fernandes Rosa e a coordenadora da Proteção Animal da SEMMA, Francielle Xavier Molina.

DOENÇA
A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito conhecido como “palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.