Realizada a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Colombo

Nesta quarta-feira (03) foi realizada no auditório da Subprefeitura Regional do Maracanã a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. Na pauta foram debatidas questões como:

– Quadro atual da COVID-19 no Município;

– Cronograma de vacina de imunização contra a COVID-19;

– Apresentação da nova administração da Secretaria Municipal de Saúde de Colombo, Secretária e diretores;

– Apresentação dos novos conselheiros nos seguintes segmentos: Usuários Trabalhadores de Saúde e Gestores;

– Aprovação do novo cronograma anual de 2021 das reuniões do Conselho;

– Eleição da Composição da Mesa Diretora.

Estiveram presentes nareunião a secretaria de Municipal de Saúde,Rosalba Vaz Schülli dos Anjos, o diretor do Departamento de Vigilância e Promoção em Saúde, Diogo do Araguaia Vasconcelos, o diretor Técnico de Medicina, José Sebastião da Silva Neto, a diretora do Departamento de Gestão, Marilda França Gimenes Zanoni, a diretora Técnica de Odontologia, Mirian Appel Martins e a diretora do Departamento de Gestão, Sandra dos Santos Barros, a coordenadora de Vigilância e Promoção em Saúde, Daniela Lima e a enfermeira Lourenai Pereira dos Santos Alves.

Após apresentação da nova administração da SMS, sendo um marco para uma plenária potencialmente completa em tempos de pandemia, respeitando as diretrizes de segurança e distanciamento, com participação social em 90% de conselheiros do Segmento dos Usuários atuantes nesta nova fase com rumos novos, na expectativa da nova composição da Mesa Diretora.

Durante a reunião foi apresentado o cronograma vacinal da vacina da Covid, suas ações estratégicas com intuito em restringir o avanço do vírus COVID- 19 e imunização a população conforme os grupos prioritários. Também foi apresentado o Plano de Vacinação Contra infecção humana pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) tendo como finalidade instrumentalizar gestores públicos e respectivas equipes de saúde e dar publicidade sobre as medidas a serem implantadas e implementadas para operacionalidade da vacinação no Município.

Os conselheiros do CMS tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas, fazendo assim uma ação de multiplicadores de informação as suas entidades e comunidades. A nova secretária Municipal de Saúde apresentou sua equipe e citou ações e elaborações nesta nova gestão onde será realizado processos implementando avanços e melhorias à Saúde de Colombo, em sua fala ressalta a importância em mudar e crescer com uns dos órgãos mais importantes na Gestão de Colombo neste período de pandemia.

Após todas as apresentações aos indicados nos segmentos de usuários,trabalhadores em saúde e gestores, fazendo parte do Conselho no Segmento de Usuários a senhora Silvana de Fátima Ferreira Camilo – AMECIM, no Segmento de Trabalhadores de Saúde a senhora Fernanda Clemente de Lima – CLS Belo Rincão, no Segmento de Gestores a senhora Marilda França Gimenes Zanoni – SMS, o senhor Diogo Do Araguaia Vasconcelos – SMS, a senhora Sandra Dos Santos Barros – SMS e a senhora Marli dos Santos Silva – SMS.

Para que aconteça a realização da Eleição da Mesa Diretora a Secretária Executiva do Conselho senhora Simone Belmiro Chaves fez a leitura da Lei nº 971/2006, art. 8º e do Regimento Interno do Conselho do art. 4º e 5º, esclarecendo a plenária a forma da realização,onde por chapa eleitoral única fica aprovada em plenária pelos conselheiros votantes a composição da nova Mesa Diretora com os seguintes conselheiros:

– PRESIDENTE – Marilda França Gimenes Zanoni – SMS;

– VICE-PRESIDENTE – Nilton Luiz Carneiro de Melo;

– 1ª SECRETÁRIA – Maria Aparecida Anselmo – CLS Sede;

– 2ª SECRETÁRIA – Rosane do Carmo da Silva – CLINILAB.

Completando a pauta do dia foi aprovado por unanimidade o Cronograma Anual das Reuniões Ordinárias do CMS sendo sempre a suas realizações na última quinta-feira do mês, exceto mês de Dezembro com o encerramento com data alternada.