Serviço de varrição deixa Colombo mais segura, limpa e organizada

Os serviços também contam com a varrição, raspagens das guias e sarjetas ao longo do trecho dos itinerários e remoção dos resíduos de todas as lixeiras instaladas nas vias públicas.

“Os serviços de varrição e conservação das vias públicas é fundamental é fundamental para oferecer aos colombenses uma cidade mais segura, limpa e organizada”, disse a Prefeita Beti Pavin.

O Projeto de Varrição, que iniciou em 2018 pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contempla a Rua da Pedreira que recebe os serviços diariamente; a Extensão do setor do Guaraituba; Rua Ludovico Kachel; a Avenida Londres / Gustavo Kabicheski – alternado; a Rua Huxley / Av. Argentina; Santa Tereza (Arruda) e a Avenida Abel Scussiato – com os serviços alternados e sete varredores fixos.

Já os outros quatro varredores volantes/itinerantes seguem para os seguintes bairros: Zumbi/ Liberdade; Monte Castelo; a Rua João Baptista Stocco e Paloma/Maracanã – durante três dias consecutivos.

O efetivo de agentes de limpeza conta com 30 trabalhadores o que possibilita a ampliação do roteiro e a abrangência dos bairros. “São priorizadas as ruas com maior fluxo de veículos, comércios e pedestres, além das vias de ligação dos bairros. Tornando uma cidade ambientalmente mais eficiente, bem cuidada e limpa”, explicou o secretário da pasta, Evandro Busato.

Além da remoção ou retirada de resíduos das ruas causados por fenômenos naturais, como por exemplo, folhas e flores de árvores, de terra e areia trazidos pelo vento e/ ou chuvas.  “E também daqueles provocados acidentalmente durante passeios ou jogados dos veículos, como papéis, e plásticos, por exemplo – resíduos que prejudicam o escoamento das águas pluviais nas guias, canaletas, sarjetas e bocas de lobo”, explica Busato.

Outros serviços

Além da varrição, o Departamento de Resíduos possui também atribuições como coleta seletiva, coleta de carcaça de animal, coleta de grandes volumes (sofá e móveis velhos, eletrodomésticos), Eco pontos de pneus inservíveis, Eco pontos de resíduos especiais (óleos usados, pilhas, baterias), entre outros.

Foto: Ilson L. de Jesus/PMC