Ambulatório Multiprofissional Especializado é inaugurado em Colombo

Na tarde da última quinta-feira, 12, foi inaugurado o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AMMES) – Microrregião Norte Metropolitana, localizado na Rua Luiz Gulin, nº 525, no Jardim Osasco. O espaço faz parte do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) e beneficiará 13 municípios da região metropolitana.

A partir de segunda-feira, 16 de março, começam os atendimentos com ginecologista, reumatologista, neurologista, oftalmologista e ortopedia. Os demais serviços serão implementados gradativamente.

“É uma imensa satisfação estar à frente deste grande projeto que se tornou o Comesp, e junto com os prefeitos poder dar esta rápida resposta para minimizar e melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos metropolitanos”, afirmou a Prefeita e presidente do Consórcio, Beti Pavin.

O AMMES é um novo modelo de ambulatório multiprofissional especializado
em saúde pública no Paraná. Os atendimentos são referenciados com encaminhamento e agendamento realizado pelos próprios municípios, por meio das Unidades de Saúde e possuem foco especial nas redes prioritárias de atenção.

Para o vice-prefeito Sérgio Pinheiro, o novo centro especializado vem para atender uma grande demanda da população. “Essa grande conquista é um momento de alegria para todos, não só para a cidade de Colombo, mas para a região metropolitana Norte. Serão quase 700 mil pessoas atendidas neste novo espaço, que contará com diversas especialidades médicas”, disse.

Municípios

O Ambulatório Multiprofissional Especializado vai atender a população de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulisses, Itaperuçu, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

O objetivo é facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados. Para serem atendidos no local, os pacientes precisam, antes, buscar o atendimento nas Unidades de Saúde.

“Esse Centro de Atendimento é de extrema importância. Antes, nossos munícipes tinham que ir até São José dos Pinhais e agora o deslocamento dos pacientes torna-se menor e a qualidade de vida melhor. Parabenizo a todos os envolvidos pela grande conquista para a região norte e para o Estado do Paraná”, enfatizou o Prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel.

Sobre o AMMES

O Ambulatório Multiprofissional Especializado é um novo modelo de saúde pública, sendo o primeiro do Estado do Paraná. O serviço tem foco especial nas redes prioritárias de atenção: à gestante e a criança de risco; às doenças crônicas de diabetes e hipertensão; ao idoso e à saúde mental.

O local, cedido pela Prefeitura de Colombo e gerenciado pelo COMESP, conta com investimentos do Governo do Estado do Paraná em equipamentos, manutenção e custeio, com 30 consultórios para atendimento especializado.

O Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, destacou a importância do atendimento rápido e mais próximo da população. “Para ser atendido, primeiramente é necessário passar pela Unidade de Saúde, e após isso, o cidadão será encaminhado ao AMMES, para realizar os devidos procedimentos. Buscando garantir um atendimento rápido para toda essa população de colombo e das cidades vizinhas”, explicou.

Trabalharão no Ambulatório médicos de diversas especialidades, entre eles: enfermeiros, técnicos, nutricionista, farmacêutico, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

Presenças

Participaram da solenidade secretários municipais; o presidente da Câmara de Colombo Wagner Brandão; vereadores; o chefe da 2ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado, José Dalmi Dissenha; o Superintendente do Ministério da Saúde, Benedito Garcia; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Macio Wozniack; o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta; o prefeito de Adrianópolis, Luiz Claudio Costa; o prefeito de Contenda, Carlos Stabach; o prefeito de Tijucas do Sul, Antônio Matucheski; o prefeito de Itaperuçu, Helio Vieira Guimarães; o assessor do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, Ronald Oliveira; o assessor da Deputada Federal Leandre Dal Ponte, Flores Pilarski; o Tenente Coronel Jefersson, do 22ª Batalhão; o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Padre Arlindo Vieira; o pastor e superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular de Colombo, Carlinhos Izidoro; servidores e demais população.

Fotos: Marcio Fausto e Ilson de Jesus / PMC