Encontro das Pessoas em Tratamento no CAPS acontece no dia, 29

Acontece no dia 29 de novembro, das 8h às 11h30, no Hotel Bolssi, localizado na Rua Gabriel D’Anúncio Strapasson, 39 – Sapopema, o Encontro das Pessoas em Tratamento no CAPS AD e II (Centro de Atenção Psicossocial).

Em Colombo, as unidades dos CAPS – voltadas a saúde mental – contam com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e administrativos. Os profissionais tratam os pacientes e realizam a reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.

Entre os serviços prestados pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde – nos Centros de Atenção Psicossocial – está o atendimento às pessoas com transtornos mentais, incluindo as com complicações do uso de álcool e outras drogas. As unidades promovem encontros que visam o apoio biopsicossocial, oficinas terapêuticas, atividades de redução de danos, grupos terapêuticos, consultas médicas e reuniões familiares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) – Saúde é definida “não só como a ausência de doença”, mas como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Entre as definições de saúde mental estão: o equilíbrio emocional entre a mente e as exigências ou vivências externas.

Não é somente a ausência de transtornos mentais; a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções; estar de bem consigo e com os outros e saber lidar com diferentes emoções como alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Além de reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. “As pessoas que estiverem desenvolvendo algum transtorno mental podem procurar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo de sua residência”, enfatiza o secretário da pasta. Dr. Antoninho Barth.

Sobre CAPS AD e II

CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.