Programa de Hiperdia garante medicamentos e acompanhamento médico

A Secretaria de Saúde oferece medicamentos gratuitos e acompanhamento aos pacientes hipertensos e diabéticos nas Unidades Básicas de Saúde

Os colombenses podem contar com o Programa de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA) oferecido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde. O Programa visa acompanhar os pacientes que possuem diagnóstico de uma dessas doenças, ou tem maior tendência a desenvolvê-las. Além de garantir qualidade de vida e ainda auxilia no controle de futuros casos.

“O encaminhamento para o Programa acontece quando o paciente é atendido em uma das 25 Unidades de Saúde do município, e passa por exames que identificam uma dessas doenças. A partir desse momento são passadas orientações, esclarecidas as dúvidas com profissionais de saúde de acordo com a necessidade de cada um”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Após o diagnóstico, o passo seguinte é o recebimento de medicamentos regulamentados. “Estes são distribuídos mensalmente pelo município para os pacientes cadastrados e seguem uma classificação específica para cada caso”, ressaltou o secretário.

As Unidades Básicas de Saúde também promovem encontros gratuitos para os pacientes sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática regular de atividade física na evolução dos casos. Esse entendimento é importante para que os participantes se sintam motivados a manter o acompanhamento. “Essas doenças inspiram cuidados diários, e essas ações estimulam os pacientes a estarem atentos com a sua saúde”, disse o médico.

O Programa de HIPERDIA foi criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e segue sendo promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde.

A lista dos medicamentos disponíveis para hipertensos e diabéticos pode ser consultada no link:

Foto: Divulgação/ PMC