Prevenção ao Suicídio: Saúde promove capacitação para melhorar diagnóstico

Neste Setembro Amarelo de 2019, campanha de conscientização trata do “Bem estar e saúde mental de crianças e adolescentes”

Para compartilhar, estimular o diálogo e conhecer melhor sobre o tema, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde promoveu neste dia 19, uma capacitação para profissionais e pacientes sobre a Prevenção ao Suicídio, neste Setembro Amarelo de 2019. A campanha de conscientização tratou do “Bem estar e saúde mental de crianças e adolescentes”.

“Este é mais um momento extremamente importante para que este atendimento sobre a prevenção de doenças mentais sejam sempre mais efetivas para que não cheguem ao extremo, como o suicídio,” destacou o vice-prefeito, Sergio Pinheiro presente no encontro realizado no teatro da Regional Maracanã.

O debate e a atenção sobre o suicídio, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas no mundo tiram a vida, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos. “Nosso trabalho tanto no dia a dia quanto nestes encontros como este, são para cuidar de cada momento da vida das pessoas”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Suzete Ferreira dos Santos.

O evento que aconteceu durante todo o dia, contou na parte da manhã com a palestra do professor doutor Marcio Roberto Paes, coordenador da comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, também participou o professor doutor em Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Altieres Edemar Frei.

No período da tarde, as discussões permearam o debate sobre o uso de drogas na adolescência sob o comando do psicólogo do Caps Ad, Luiz Silvério. A médica da Unisul, Naique Dellai Campos destacou a psiquiatria da infância e adolescência seguida pela doutora em Sociologia, Camila Muhl que explorou o itinerário terapêutico da pessoa com diagnóstico de transtorno mental.

Sendo necessário cuidar para falar, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Caps AD do Osasco, fizeram apresentações culturais para expor parte do trabalho realizado pela saúde do município neste dia a dia de atendimento as doenças mentais.

Além do vice-prefeito, Sergio Pinheiro e da coordenadora do Programa de Saúde Mental, Suzete Ferreira dos Santos, estavam presentes a secretária de Assistência Social, Professora Maria da Silva Souza, a diretora de Atenção Básica, Adriana Pereira, o diretor da Odontologia, Adir Thomaz, a representante da Vigilância Epidemiológica, Angelita Muniz e o diretor técnico, Hernando Pereira.

Foto: Ilson L. de Jesus/PMC