Logística reversa no recolhimento dos resíduos sólidos foi tema de encontro

Colombo terá um importante papel nas ações desenvolvidas dentro do Plano Estadual de Resíduos Sólidos: vai promover e implantar o projeto a nível estadual

A Prefeita de Colombo Beti Pavin participou da 13ª Reunião Ordinária do Grupo R-20.

O Palácio das Araucárias recebeu a 13ª Reunião Ordinária do Grupo R-20. O órgão é composto por representantes das vinte regiões que compõem o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, da qual o município de Colombo é integrante.

No local, estavam presentes cerca de 250 pessoas, entre prefeitos, representantes dos municípios, Ministério Público, além de associações e cooperativas de catadores.

Um dos pontos defendidos no encontro, foi a chamada ‘logística reversa’ que se baseia no recolhimento das lâmpadas fluorescentes estocadas nas cidades. Esta passaria então a ser feita pelas empresas do setor e não pelos municípios.

A Prefeita de Colombo, Beti Pavin, destacou a importância e as mudanças positivas que essa nova medida pode trazer para todos. “É importante que o público e privado trabalhem em pró da população. A mudança nas políticas, visam sempre beneficiar todos igualmente, melhor ainda se essas puderem estar protegendo e colaborando com o meio ambiente”.

Segundo o presidente do Grupo R-20 e coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da Sedest, Laerty Dudas, as mudanças funcionaram como uma via de mão dupla. “A partir de agora o órgão de fiscalização e licenciamento vão passar a corre em paralelo. A fiscalização deve ser feita, mas nós precisamos da informação dos municípios antes de autuar”, explicou.

Outra mudança importante foi o papel de Colombo com relação as ações desenvolvidas dentro do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Antes, o município era o responsável pela região metropolitana nas ações voltadas a gestão de resíduos. Hoje, está com o desafio de promover e implantar o projeto a nível estadual.

O evento foi organizado pelo Grupo R-20 com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST) e do Governo do Estado do Paraná.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC