Saúde libera vacina da Febre Amarela a empresas com mais de 50 funcionários

O avanço da Febre Amarela no Paraná aliada ao verão – considerado o período do ano de maior risco de transmissão da doença devido a incidência de chuvas, que aumentam a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti – o Ministério da Saúde determina que os municípios emitam o alerta sobre a importância da prevenção.

Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo cedeu doses da vacina contra a febre amarela para a as empresas que possuem mais de 50 funcionários e que estão distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida, de acordo com Secretaria de Saúde, auxilia na redução das filas nas UBS, além de facilitar o atendimento aos trabalhadores, principalmente, para as empresas que não contam com profissionais de saúde para aplicar a vacina.

“O município decidiu que os locais com mais de 50 empregados – a Secretaria vai ceder – equipes para imunizar os trabalhadores. Há um cronograma com os dias e locais das empresas que receberam as equipes de imunização”, ressalta Dr. Antoninho.

No último sábado, 16, durante todo o dia, todas as 24 Unidades de Saúde abriram para vacinação e mais de 5 mil pessoas receberam a dose. “A vacina contra a febre amarela, ministrada em dose única, é altamente eficaz –
previne a proliferação de doenças transmissíveis e beneficia a qualidade de vida do trabalhador”, enfatiza o secretário.

Neste sábado, dia 23 de fevereiro, das 8h às 12h, serão imunizadas pessoas na faixa etária dos 9 meses aos 59 anos. Para ampliar as ações de intensificação da imunização, o município contará ainda com o ponto de vacinação contra a Febre Amarela no Pronto Atendimento Alto Maracanã, das 13h às 22h, diariamente.

Vale lembrar que as empresas que possuem menos ou até 50 funcionários podem entrar em contato com a coordenação da UBS mais próxima do seu endereço para agendar a vacina na unidade ou na empresa.