Saúde Mental é tema de capacitação para profissionais da área

Médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde participaram da ação que teve como tema:” Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”

Mais de 100 profissionais, entre médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes da saúde participaram da capacitação.

Com o objetivo de promover melhorias nos níveis de Atenção Básica e Especializada, favorecendo a integralidade e a prestação do cuidado ao paciente com transtorno mental e dependência química, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira, 26, uma capacitação à Rede de Atenção Psicossocial.

A Prefeita de Colombo Beti Pavin destacou a importância dos profissionais da saúde que auxiliam no tratamento da saúde mental. “Este encontro é um momento de integração e aprendizagem. A preparação dos profissionais é fundamental para assegurar que a população seja orientada da maneira correta”, disse Beti Pavin.

Com o tema ” Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, mais de 100 profissionais, entre médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes da saúde se reuniram no Hotel Bolsi, no bairro Sapopema, para participar da ação que tratou de um assunto importante na saúde integral do indivíduo.

“Ações como essas são fundamentais para reciclar e interagir entre as diversas equipes. Nosso objetivo é promover o acolhimento e a humanização as pessoas que no momento estão fragilizadas e procuram por ajuda, por isso, realizar um bom atendimento é essencial”, explicou o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

No encontro, foram ressaltados temas como: aspectos clínicos e manejo medicamentoso para urgência e emergência em transtorno mental; atendimento do departamento químico na Atenção Básica; atendimento do paciente na Atenção Básica; tratamento em liberdade e as formas de internamentos e a realização de estratificação de risco em saúde mental.

“Agradecemos a participação de todos os profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente, é um momento muito importante para a Saúde Mental de Colombo. Foram realizadas palestras de profissionais da área médica e psicológica, incluindo oficinas práticas para atender as necessidades do dia-dia dos servidores”, disse a Diretora da Atenção Básica, Adriana Cordeiro Lopes.

Vale destacar que neste mês é trabalhada a campanha “Setembro Amarelo” – voltado a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. De acordo com o Ministério de Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo todos os anos. A falta de apoio juntamente com o medo do estigma, impede muitas pessoas de acessarem o tratamento que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas.

Participaram também do evento a Coordenadora do Programa Saúde Mental, Suzete Ferreira dos Santos; a Diretora do Departamento Administrativo de Gestão e Controle, Nice Andreia de Morais Almeida Lada, a Diretora de Vigilância e Promoção a Saúde, Priscila Costa e o Coordenador de Saúde Mental da 2° Regional de Saúde do Estado, Paulo Petraski.

Foto: Marcio Fausto/ PMC