Alunos vencedores do concurso “O museu, suas casas e seu acervo” recebem premiações

Em homenagem aos 10 anos do Museu Municipal Cristóforo Colombo, a ação visou estimular a arte e a cultura entre as crianças

O desenho campeão foi produzido pela Anna Clara Severino do Amaral, da Escola Municipal Severo Ribeiro de Camargo. Já a segunda colocação quem levou foi Heloisa Valentina Kerscher Bodner, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. O Murilo Macedo de Lima, da Escola Municipal Agripino João Tosin, conquistou o terceiro lugar.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25, na Casa da Cultura a premiação do concurso “O museu, suas casas e seu acervo”, em comemoração aos 10 anos do Museu Municipal Cristóforo Colombo. O evento promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude em parceria com o Museu Municipal Cristóforo Colombo classificou três alunos, que foram acompanhados dos pais e professores. Durante a premiação os pequenos receberam medalhas e certificados.

“Para nós é um grande orgulho completar 10 anos de museu e ficamos mais contentes ainda porque a adesão das escolas em participar do concurso foi muito boa. Por isso, agradecemos as crianças que participaram e os professores que os incentivaram. Além disso, é muito importante também para que eles descubram um novo talento na arte”, disse a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.

Os trabalhos passaram por diversas etapas, foram mais de 300 desenhos. As 19 escolas participantes tiveram a missão de escolher dez desenhos cada, totalizando 190 figuras. Desses, 38 estão em exposição na Casa da Cultura e outros três foram os premiados.

O desenho campeão foi produzido pela Anna Clara Severino do Amaral, da Escola Municipal Severo Ribeiro de Camargo. Já a segunda colocação quem levou foi Heloisa Valentina Kerscher Bodner, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. O Murilo Macedo de Lima, da Escola Municipal Agripino João Tosin, conquistou o terceiro lugar.

Os desenhos vencedores foram escolhidos pelo grupo Urban Sketchers Curitiba, no dia do evento de celebração dos 10 anos do museu, celebrado em 28 de abril. Os profissionais avaliaram os desenhos e escolheram aqueles em que foi possível identificar tecnicamente traços de desenhistas.

A campeã Anna Clara, de apenas 8 anos, carrega o gosto pela arte desde muito pequena, segundo a sua mãe, Luisa Severino, a menina sempre mostrou interesse pelo desenho e pela pintura. “O desenho ela fez em apenas um dia. Ficou olhando fotos do museu e recriando tudo no papel. Nós como pais ficamos muito felizes em saber que nessa idade ela já está conquistando prêmios, para nós é algo muito diferente”, disse.

O Coordenador do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Machioski destacou a importância da participação das crianças em ações culturais e artísticas. “Buscamos promover no dia a dia a história da nossa cidade, então é muito bacana quando recebemos essas crianças e contamos um pouco mais sobre nossas origens. Além das visitas dos turistas, é importante destacar que o museu é dos cidadãos colombenses, é para cada aluno que chega lá e conhece nossa história. Com esse concurso, essas crianças também acabam fazendo parte do museu”, destacou.

Foto: Marcio Fausto/ PMC