Caminhada Mundial de Luta Contra HIV acontece nesta sexta-feira, 1º

A concentração será em frente à Unidade Básica de Saúde Quitandinha; durante a ação serão distribuídos materiais educativos e informativos para a população e teste rápido de HIV

Dezembro vermelhoAcontece nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 9h – a Caminhada anual de Luta contra AIDS, em conscientização à prevenção. A concentração será em frente à Unidade Básica de Saúde Quitandinha, localizada na Rua José da Silva Paranhos nº 513 – no Jardim Planalto. Durante a ação serão distribuídos materiais educativos e informativos para a população, teste rápido de HIV, aconselhamento e todas as informações que norteiam essa campanha.

Também acontecerá simultaneamente a este evento, no Centro de testagem e aconselhamento (CTA), atividades educativas e de promoção à saúde na Unidade de Saúde Elis Regina Sbrissia, onde toda a equipe de saúde estará empenhada em mais essa ação de educação em saúde.

A iniciativa da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde em conjunto com os Departamentos de Atenção a Saúde e Vigilância e Promoção a Saúde visa conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.

“Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV – vírus humano de imunodeficiência – sofrem na sociedade por causa da doença”, enfatiza o secretário da pasta, Dr. Darci Martins Braga.

Em 2016, foi publicado no Diário Oficial da União, a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, o chamado Dezembro Vermelho. A campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

“O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é um convite à solidariedade com quem vive com HIV e está em situação de vulnerabilidade ou exclusão. Também é uma oportunidade para combater a discriminação e preconceito, denunciar a falta de acesso aos serviços e aos direitos e incentivar as pessoas a fazer o teste do HIV e fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado”, destaca o secretário.