Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Secretarias da Saúde e Fazenda participam de reunião do Conselho Municipal de Saúde

A iniciativa teve como objetivo relatar questões voltadas aos recursos do VIGIASUS, o novo Protocolo de Classificação de Risco e as irregularidades encontradas no convênio firmado entre Prefeitura Municipal e Santa Casa de Colombo

O PA Maracanã vem recebendo diversas melhorias, entre elas uma pintura nova e poltronas que serão destinadas aos pacientes.

O PA Maracanã vem recebendo diversas melhorias, entre elas uma pintura nova e poltronas que serão destinadas aos pacientes.

Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo.

Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo.

Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram, na tarde desta quinta-feira, 23, da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. A iniciativa aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve como objetivo esclarecer questões voltadas aos recursos destinados ao VIGIASUS e o novo Protocolo de Classificação de Risco que será implantado no Pronto-Atendimento Maracanã. Além do convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Técnicos da saúde explanaram sobre o primeiro assunto que entrou em pauta durante a reunião – à apresentação e aprovação dos recursos do VIGIASUS que são destinados às ações e fortalecimento da Vigilância em Saúde e também a Planilha da Aplicação dos Recursos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

Durante o encontro, também foi apresentado o Protocolo de Classificação de Risco, proposto pelo Ministério da Saúde – que será implantado no Pronto-Atendimento do Maracanã (PA) – a partir do dia 1º de dezembro. De acordo com a diretora administrativa da Secretaria de Saúde, Nice Lara, que na ocasião, representou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga – o novo serviço proporcionará um atendimento qualificado e especializado aos pacientes, além de reduzir as filas de espera.

“O nosso foco é o paciente. Estamos trabalhando para melhorar as condições de acolhimento das pessoas que chegam ao PA, priorizando o atendimento humanizado e a capacitação dos nossos profissionais”, ressaltou Nice.

O PA Maracanã vem recebendo diversas melhorias, entre elas uma pintura nova e poltronas que serão destinadas aos pacientes que estão em observação, recebendo medicações rápidas e também para os acompanhantes. Lembrando que são realizados 300 atendimentos – ao dia – no Pronto-Atendimento.

A comissão fiscalizadora dos assuntos relacionados à saúde também colocou em pauta as irregularidades encontradas no convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Na reunião os técnicos das secretarias de Saúde e Fazenda, apontaram alguns itens que não foram acordados entre as entidades, como por exemplo, despesas com consultoria, tarifa bancária e despesa com capital – ocasionando desvio de finalidade. Também foi constatada a retirada de valores da conta do convênio, não ficando comprovada sua execução. Os questionamentos dos conselheiros em relação à suspenção do contrato também foram esclarecidos.

“Este caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Paraná. Porém, as pessoas não vão deixar de serem assistidas pelo município – e a Secretaria de Saúde já está tomando todas as providências necessárias em relação a esta questão”, disse Nice.

DSC_0444 DSC_0467

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: Marcio Fausto/ PMC