Sistema Municipal de Saúde é apresentado na Câmara de Colombo

Além de propor para votação dos vereadores, um Projeto de Lei Complementar sobre o reajuste da remuneração dos médicos

O secretário municipal de Saúde, Darci Martins Braga compareceu ao plenário Tancredo de Almeida Neves, da Câmara Municipal de Colombo.

O secretário municipal de Saúde, Darci Martins Braga compareceu nesta terça-feira, 11, ao plenário Tancredo de Almeida Neves, da Câmara Municipal de Colombo, na Tribuna Livre, durante sessão ordinária da casa. O objetivo da presença do secretário foi apresentar o Sistema Municipal de Saúde do município.

Além de propor para votação dos vereadores, um Projeto de Lei Complementar, que tramitará em regime de urgência constitucional – sobre o reajuste da remuneração dos médicos, para uma jornada de 20 horas semanais.

“Queremos pleitear juntamente com os vereadores a correção dos salários dos médicos para que permaneçam na média – comparado com outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Neste ano, 60 médicos solicitaram exoneração de seus cargos. Há um concurso público com inscrições abertas e poucos profissionais se inscreveram. Isso se deve ao menor salário pago na RMC”, destacou o secretário.

De acordo o secretário da pasta, o município de Colombo possui um orçamento insuficiente para atender toda a população na área da saúde. Existe uma lei que obriga – que toda cidade invista 15% de tudo o que arrecada nessa área. “Em 2016, foram destinados 27% do orçamento para saúde. Mas, não foram suficientes para manter o atendimento”, disse o Dr. Braga durante a Tribuna Livre.

Os Governos Federal e Estadual também devem prestar uma cooperação técnica e financeira, liberando verbas para os fundos municipais de saúde destinados aos serviços de atendimento à saúde da população. “Porém com a crise que assola o país, os repasses diminuíram e muitos também foram cortados. Além do crescimento populacional que vem acontecendo durante décadas – não acompanhado do crescimento da estrutura de atendimento”, lembrou Dr. Braga.

Após a apresentação do secretário, os vereadores fizeram o uso da palavra, com novos questionamentos, que foram respondidos. Após os esclarecimentos os vereadores concordaram e colocaram-se a disposição para ajudar na aprovação desse projeto de recomposição salarial para os médicos que permitirá assim a contratação de novos profissionais. “Em números suficientes para atender a nossa população”, destacou o secretário.

Foto: Ilson de Jesus