“Dia D” da Campanha Outubro Rosa acontece dia 3

As unidades de saúde do município estarão abertas, das 8h e 17h, para atender as mulheres, durante todo o mês de outubro

outubro rosaAcontece no dia 3 de outubro, o lançamento do “Dia D” da Campanha Outubro Rosa 2015. Durante o evento, todas as unidades de saúde do município estarão abertas, das 8h e 17h, para atender as mulheres. A ação será realizada pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário da pasta, Fernando Aguilera as unidades de saúde promoverão atividades voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, além de palestras e entrega de materiais em diversas empresas de Colombo. “Lembrando que a ação acontecerá durante todo mês de outubro”, ressalta Aguilera.

Entre os principais objetivos da campanha estão: à conscientização quanto à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, o município possui, aproximadamente, 16 mil mulheres com idade para realizar a mamografia e 19 mil mulheres para fazer o exame de preventivo de câncer de colo de útero.

“A nossa intenção é atender o maior número de mulheres e ultrapassar a meta de exames realizados em 2014, e diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero precocemente”, enfatiza o secretário.

A Campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, acontece desde 2010, e os municípios aderiram o movimento – promovendo palestras, disponibilizando materiais informativos, realizando coletas de preventivo e solicitação de mamografia.