2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira, 16

A ação segue até o dia 08 de maio e contempla novos grupos prioritários, entre eles: pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e motoristas

A partir desta quinta-feira, 16 de abril, inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza em Colombo. Nesta etapa, que segue até o dia 08 de maio, serão vacinadas pessoas classificadas pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário.

São eles: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada da sociedade; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivos e portuários.

As vacinas estão disponíveis em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), são elas: Alto Maracanã; Atuba; Bacaetava; Belo Rincão; Caic; Capivari; Cesar Augusto; Elis Regina; Jd. Cristina; Jd. Das Graças; Liberdade; Mauá; Moinho Velho; Monte Castelo; Fátima; Osasco; São Dimas; São Domingos; São Gabriel e São José.

A novidade para essa fase, são outros novos cinco pontos de vacinação: as Escolas Municipais John Kennedy, no Campo Pequeno; Padre Durval Secchi, no Guaraituba; Jucelino Kubitschek, no Santa Tereza; Cristóvão Colombo, na Sede e, o Centro de Convivência Gralha Azul, no Quitandinha.

Importante frisar que os portadores de doenças crônicas devem portar receita/declaração médica que comprove a doença – em casos de tratamento no sistema particular. Caminhoneiros devem comprovar a profissão portando um dos documentos: carteira de trabalho, ou contracheque com RG, ou carteira de sócio dos sindicatos de transporte, ou carteira de habilitação C ou E, ou crachá funcional. Já os motoristas e cobradores do transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional no momento da vacinação.

“O objetivo da campanha é de minimizar as infecções causadas pelo vírus da influenza, já que vivemos tempos de pandemia e todo cuidado é fundamental. Devemos destacar também que a vacina não evita o novo Coronavírus. Por isso manter os cuidados básicos como lavar as mãos e manter o distanciamento físico e social é muito importante”, disse o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Vale lembrar que os idosos que não foram vacinados na primeira fase da campanha, podem comparecer a uma Unidade de Saúde para receber a dose nesta nova fase.

Terceira etapa

A partir do dia 09 de maio, os grupos que devem ser vacinados são: professores de escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Foto: Marcio Fausto / PMC