1ª Gincana Ecológica agita as escolas municipais participantes

A Escola Rural José Gasparin está entre as 15 escolas municipais participantes - e já desenvolveu trabalhos como revitalização do jardim,  horta em caixas de isopor e bolo com a casca da banana

A Escola Rural José Gasparin está entre as 15 escolas municipais participantes – e já desenvolveu trabalhos como revitalização do jardim, horta em caixas de isopor e bolo com a casca da banana

A Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação vem realizando a Ecogincana em 15 escolas municipais, envolvendo mais de seis mil alunos. A ação que teve inicio no dia 08 de setembro, será encerrada no dia 09 de outubro.

A gincana visa promover práticas que desenvolvam a conscientização ambiental, qualidade de vida e a cidadania, além de integrar a comunidade escolar das equipes participantes, por meio de atividades socioambientais e culturais, promovendo a socialização, colaboração e competição saudável em prol do Meio Ambiente.

“Não queremos apenas contribuir com a escola, mas com a comunidade em geral. A gincana também conta com atividades que envolvem os pais. Dessa maneira não são apenas as crianças que aprendem, mas sim todos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Essa será a primeira vez que o programa entrará em ação no município – a 1ª Ecogincana realizada pelas secretarias – visa incentivar as escolas a participarem ou aquelas que pretendem participar de projetos ecoeducativos. “Durante os encontros percebemos o quanto as escolas estão empolgadas, tanto professores quanto os alunos – buscando criatividade para se destacarem e conseguirem bons resultados”, diz Evandro.

A Escola Rural José Gasparin está entre as 15 escolas municipais participantes. Entre os trabalhos desenvolvidos estão: a revitalização do jardim, e a construção de uma horta em caixas de isopor devido ao pouco espaço. Também confeccionaram roupas de material reciclável, receberam palestra sobre o lixo eletrônico, além de fazer um bolo com a casca da banana.

Além dessas atividades realizadas, na ecogincana as crianças também produzem um mascote, folder, música coreografada, além da escola se transformar em um ponto de coleta de óleo de cozinha, entre outras atividades.

A Ecogincana também contará com uma premiação e entrega de certificados, que ocorrerá no dia 04 de novembro. Lembrando que a escola que produzir o melhor folder e o melhor mascote terá sua criação usada pela Secretaria do Meio Ambiente.

Todas as escolas inscritas receberão um certificado de participação da 1ª Gincana Ecológica de Colombo. Além disso, participarão de um Anuário de Educação Ambiental e Cultural do Município. O objeto é divulgar todos os Projetos Socioambientais que serão desenvolvidos pelas Escolas da Rede Municipal. Além disso, as escolas campeãs serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar e receberão os seguintes prêmios:

1º Lugar: Gravação do Clip Musical com a música da Tarefa seis – com 30 alunos que representarão a escola.

2º Lugar: Visita no Parque da Ciência para 30 alunos.

3º Lugar: Visita na Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí – para 30 alunos.

Foto: Secretaria do Meio Ambiente