Filme Brava Gente Italiana estreia no dia 17

O documentário que conta a saga dos imigrantes italianos no Brasil será lançado em Colombo, nesta quinta-feira, 17

Colombo foi cenário de várias cenas do filme “Brava Gente Italiana”, que estreia nesta quinta-feira, 17, às 19h30, no auditório da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – anexo a Igreja Matriz, e será aberto ao público. O longa metragem de Sergio Sbragia e produzido por Carlos Moletta – contou com o apoio técnico da prefeitura de Colombo, através do departamento de Cultura.

Em 2012, iniciaram-se as gravações em Colombo, nos meses de fevereiro – mês de colheita da uva no município – e novembro, mostrando a vida dos descentes de italianos da região. Entre os personagens estão as Famílias Strapasson, Gasparin, Bobato, Lunardon, Mottin, Baggio, Bordignon, Alberti, Busato, Gabardo, Toniolo, Bonato, D`Agostin, entre outras. Nessa mesma época, além de Colombo, foram colhidas imagens em Curitiba e São José dos Pinhais.

As gravações foram feitas em partes internas e externas do município, além de contar com o cenário das belas paisagens, cantinas de vinho e principalmente a cultura retratada no modo de falar, na gastronomia e na arquitetura deixada pelos imigrantes italianos – que tornam o filme um documentário emocionante e único.

Sobre o filme
O filme mostra a vida dos descendentes dos imigrantes italianos no Brasil, principalmente aqueles que vieram ainda no século XIX. E retrata a história de 200 famílias que partiram da região de Vêneto, no norte da Itália, dirigidas pelo padre Ângelo Cavalli, e que mais tarde vieram a fundar a cidade de Colombo, cujo nome, inicialmente, era Alfredo Chaves. O projeto do filme documentário nasceu do livro da escritora ítalo-brasileira Susete Moletta, que atualmente reside em Bassano del Grappa, na Província de Vicenza, na Itália.

A equipe de “Brava Gente Italiana” é composta pelo diretor carioca Sérgio Sbragia, o fotógrafo André Luis da Cunha, o técnico de som Marcos Manna e a assistente Tanise Marchesan. Além de Colombo, as gravações forma realizadas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul e, no mês de maio, foram realizadas filmagens também na Itália, na região de Bassano del Grappa, na região do Vêneto.

Carlos Moletta decidiu realizar o documentário após conhecer, na Itália, a região de origem de seus antepassados, e tomar contato com o livro da sua prima, Susete Moletta, lançado em março de 2007 em Curitiba, “Da Itália para o Brasil – O Casal da Capelinha da Água Verde”.

Serviço:
Filme Brava Gente Italiana
Sessão em Colombo

Dia: 17 de setembro (quinta-feira)
Local: Auditório da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
(ao lado da Igreja Matriz – Salão Superior) Centro – Colombo

Sessão Especial para convidados em Curitiba
Dia: 18 de setembro (sexta-feira)
Local: Espaço Itaú de Cinema – Sala 3