COVID-19: Vigilância Sanitária orienta sobre os cuidados que a população deve tomar para a compra do álcool 70%

Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana pelo novo COVID-19, e que se trata de doença nova, exigindo a adoção de medidas inovadoras e a revisão constante dos procedimentos, para que haja o enfrentamento da doença da melhor forma possível.

Há necessidade de esforço conjunto, para contenção da disseminação do vírus, do Poder Público e da sociedade civil no enfrentamento desta emergência.

Desta forma, medidas como o uso de máscaras, etiqueta respiratória, higienização das mãos e o distanciamento social são as principais recomendações do Ministério da Saúde e são de fundamental importância a serem adotadas por todas as pessoas.

Caso não seja possível a higienização das mãos com água e sabão, o álcool em gel 70% é um importante aliado para o controle da disseminação do vírus.

Para a higienização de calçados, pisos, paredes e tetos, produtos como o álcool líquido 70%, o hipoclorito e a água sanitária são recomendados.

Ressaltamos a importância de verificar alguns itens na hora da compra desses produtos:

• Verificar se a graduação do álcool é 70% e/ou 70°GL (INPM).Graduações como 46,2°GL e 92,6°GL não são eficazes contra o vírus;
  • Verificar se o produto tem rótulo com identificação do fabricante (CNPJ, endereço completo, telefone, nome do técnico responsável pelo produto), data de fabricação, prazo de validade e número de lote;
  • Não compre e não use álcool, hipoclorito, água sanitária ou qualquer outro produto saneante (de limpeza), vendidos em garrafas de refrigerantes ou de outras bebidas;
  • Não compre e não use álcool ou hipoclorito ou água sanitária vendidos em grandes volumes (barris, bombonas ou tóneis) e que são passados para outra embalagem no momento em que se compra.
  • Caso encontre produtos irregulares denuncie, pois é muito importante a ajuda da comunidade em reconhecer produtos clandestinos.

Para denúncias ligue para a ouvidoria do Município, nos telefones 3656-6566 e 3656-5480 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@colombo.pr.gov.br.

A contribuição de cada pessoa é fundamental para o controle da pandemia. A principal orientação para reduzir a circulação do vírus, é ficar em casa.Caso seja extremamente necessário sair de casa, siga todas as recomendações e evite aglomerações.

Coordenação de Vigilância Sanitária – Núcleo de Produtos