Vivendo com HIV é tema de encontro em Colombo

WebMaster 14 de dezembro de 2016

O evento promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde promove momento de confraternização

O evento teve como principal objetivo promover um momento de confraternização entre os usuários.

O evento teve como principal objetivo promover um momento de confraternização entre os usuários.

Foram ministradas palestras educativas relacionadas à saúde dos portadores da doença, prevista nas politicas sociais e direitos fundamentais da pessoa portadora de HIV /AIDS.

Foram ministradas palestras educativas relacionadas à saúde dos portadores da doença, prevista nas politicas sociais e direitos fundamentais da pessoa portadora de HIV /AIDS.

Uma programação especial foi realizada neste domingo, 11 com os usuários vivendo com HIV, em Colombo. O evento promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde teve como principal objetivo promover um momento de confraternização entre os usuários.

Além de ministrar palestras educativas relacionadas à saúde dos portadores da doença, prevista nas politicas sociais e direitos fundamentais da pessoa portadora de HIV /AIDS. Os participantes estão cadastrados e fazem acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Colombo. Vale ressaltar, que atualmente o CTA acompanha 736 pessoas portadores mensalmente o CTA realiza aproximadamente 470 atendimentos.

O encontro teve início às 10h com a cerimónia de abertura reuniu 100 pessoas e atividade aeróbica. Ainda durante a manhã, uma oficina com nutricionista foi apresentada e uma palestra ministrada pelo médico Ipojucan Calixto.

Já à tarde, a partir das 13h30, foram ministradas palestras com psicólogas, farmacêuticas, e com o Serviço de Assistência Especializada (SAE)/ (CTA) Centro de Testagem e Aconselhamento de Colombo, atividade aeróbica e coffee break.

“Estamos sempre na busca de novas estratégias dentro das políticas públicas no acompanhamento das DST/AIDS, a Vigilância em Saúde em parceria ao SAE/CTA. Abrimos espaço de fala, interação e troca de experiências que influenciem na melhoria da qualidade de vida e autoestima destes pacientes”, ressaltou o Secretário da pasta, Darci Martin Braga.

Vale ressaltar, que de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde no último bimestre deste ano as ações preventivas já totalizam 476 testes rápidos, 173 consultas agendadas e mais de 8000 preservativos foram distribuídos.

“A finalidade dessas ações e de promover palestras educativas relacionadas à saúde dos portadores da doença, prevista nas politicas sociais e direitos fundamentais da pessoa portadora de HIV /AIDS reuniu 100 pessoas – cadastradas e fazem acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Colombo”, explica Dr. Braga.

Serviço:

CTA/DST/AIDS

Telefone: (41)3606-0551 / 3663-0730

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo