Vila Zumbi recebe Mutirão da Limpeza

A ação acontece entre os dias 21 a 26 de agosto e visa conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis e orgânicos

colombo-sustentavelMutirão da Limpeza – Eu quero meu bairro limpo acontece entre os 21 e 26 de agosto, no bairro Vila Zumbi. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e Viação em parceria com a Associação de Moradores da Vila Zumbi dos Palmares contará com palestras nas escolas, creches e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação visa conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis, orgânicos e como realizar o descarte corretamente.

“Na semana do mutirão os moradores devem colocar em frente as suas residências os grandes volumes para o recolhimento, como sofás, camas velhas, madeiras, moveis, colchões velhos e eletroeletrônicos, ficando atento aos dias que correspondem ao setor onde reside”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Alguns trabalhos podem ser realizados durante o mutirão de limpeza, entre eles:

Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis

Para manter o bairro limpo e importante que todos participem ajudando de alguma forma, começando pela separação do lixo em casa, descartando corretamente os recicláveis. Todas as quintas-feiras – o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento do lixo reciclável na Vila Zumbi dos Palmares – basta colocar em frente à residência – os recicláveis para que haja o descarte correto. Para saber quando o caminhão passará em seu bairro, basta entrar em contato com a SEMMA pelo telefone 3656-4849.

Coleta de Grandes Volumes

É considerado crime ambiental o descarte inadequado em área irregular, podendo gerar multa. Para resolver este problema, o departamento de Resíduos Sólidos realiza o agendamento para recolher todos os resíduos volumosos, como móveis, madeiras, eletrodomésticos e colchões. Caso o munícipe queira solicitar a retirada de algum material de grande volume basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção, pois após a semana do mutirão de limpeza a retirada de materiais de grande volume será feita somente com agendamento pelo telefone informado.

Coleta de Óleo

Atualmente há pontos de coleta de óleo de cozinha usado – em pontos estratégicos – instalados próximos a população, como por exemplo, a Escola Municipal Barão de Mauá.

Coleta de Pneus

É a coleta de pneus inservíveis. O ponto de coleta fica localizado na Rua Sudão, n° 1080 – no bairro Rio Verde e a entrega pode ser feita por qualquer pessoa de forma gratuita.

Coleta de carcaça de animais

Anualmente são coletadas aproximadamente quatro toneladas de animais mortos em vias públicas. Caso o munícipe encontre um animal morto basta ligar para 3656-4849 e solicitar a remoção.

Coleta Verde

É um programa da Secretária de Agricultura e Abastecimento com parceria com a Secretária de Meio Ambiente. No programa, a população pode trocar dez quilos de materiais recicláveis por uma sacola de verduras. Ao todo são 16 pontos de coleta espalhados por todo o município.

Setor 1 – 21 e 22 de agosto

No perímetro entre as Ruas Eurides Campos de Oliveira até a Francisco Rodrigues (Corta a BR 116) – até a Rua Aleixo Schluga.

Setor 2 – 23 e 24 agosto

No perímetro entre as Ruas Francisco Rodrigues até a Reinaldo Dambiski.

Setor 3 – 25 de agosto

No perímetro entre as Ruas Aleixo Schluga até Antônio Silvério da Veiga terminando na Reinaldo Dambiski.

Setor 4 – 26 de agosto

No perímetro entre as Ruas Reinaldo Dambiski com Leonilda Sibila Naldony, com final na Antônio Amilton Trevisan até a Antônio Silvério da Veiga.